60 elementos da PSP e GNR reforçam segurança no distrito de Braga

O distrito de Braga vai contar com 60 novos operacionais, divididos pelo Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) e pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR). O anúncio foi feito, esta segunda-feira, pelo ministro da Administração Interna, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Respondendo a uma exigência do poder local relacionada com a escassez de meios, estes efetivos transitam de outras unidades e comandos do país. José Luís Carneiro explica que esses polícias e guardas estão “agora mais perto das famílias, amigos e do local de origem”, sendo uma das “preocupações” do governante. “Queremos encontrar formas, metodologias do trabalho, para libertar esses recursos, de forma a ficarem mais próximo dos seus territórios”, concretiza, especificando que tem sido “mais difícil na PSP”.

Por outro lado, salienta, “o reforço dos dispositivos permite que aqueles que já cumpriram uma vida de trabalho possam pensar e preparar a aposentação”.

Na condição de anfitrião da cerimónia, o presidente da Câmara de Guimarães saudou o investimento nos quadros das forças de segurança do distrito de Braga. Apesar de “os indicadores no território serem muito confortáveis e de bom nível”, Domingos Bragança alerta que “nunca se pode descansar, dado o aparecimento de novos fenómenos ligados a eventos de massa”.


Antes da cerimónia de apresentação dos novos operacionais, houve a celebração do contrato entre o município, a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna e a GNR para a construção do novo Posto Territorial de Lordelo. A obra, orçada em 1,3 milhões de euros, deverá ficar concluída até meados de 2024.


Falando da importância de “dar as melhores condições” às forças de segurança, o ministro adianta ainda que a conclusão do projeto de execução para o novo posto das Taipas está para “breve”. “Temos também um projeto de execução em fase de contratação, no valor de 2 milhões de euros, para o Comando Distrital de Braga da PSP e está em preparação a empreitada na esquadra de Vila Nova de Famalicão, com um custo de 1,7 milhões”, assinala.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Mil
NO AR Mil A seguir: Livros com RUM (rep.) às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv