55% dos enfermeiros aderiu à greve no Hospital de Braga

A adesão à greve dos enfermeiros no Hospital de Braga é de 55%. A informação foi avançada à RUM pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
No quadrilátero, a unidade hospitalar a registar a maior taxa de adesão é o de Vila Nova de Famalicão com 83%. Segue-se Guimarães com 74% e Barcelos com 73%. Em Viana do Castelo a adesão à greve dos enfermeiros cifra-se nos 63%.
Os enfermeiros marcaram para a manhã de quarta-feira uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa.
Do lado da Fnam – Federação Nacional dos Médicos, o sindicato estima que dois terços dos médicos estão esta terça-feira em greve. Os constrangimentos serão sentidos de forma mais intensa nos blocos operatórios dos hospitais e nos internamentos.
A presidente da Fnam, Joana Bordalo e Sá, acusou a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, de “falta de diálogo e de soluções” e, por isso, exige “um ministro ou uma ministra que perceba de saúde e consiga servir o Serviço Nacional de Saúde”.
São esperados constrangimentos a nível dos vários serviços, sobretudo na atividade programada, seja a nível das consultas, nos centros de saúde, hospitais e também da cirurgia programada”.
