40% dos estudantes seguem diretamente da licenciatura para o mestrado, mas desigualdades agravam-se

Quatro em cada dez estudantes portugueses já fazem a transição direta da licenciatura para o mestrado, uma tendência crescente nos últimos anos. A conclusão faz parte do Balanço Anual da Educação 2025, que vai ser apresentado esta quinta-feira em Lisboa. 

No entanto, o relatório alerta para desigualdades profundas que continuam a marcar o sistema de ensino superior, desde o percurso escolar até ao mercado de trabalho. Por exemplo, a progressão direta de um ciclo de estudos para o outro favorece, sobretudo, os homens. O relatório aponta que a probabilidade de os homens “transitarem para mestrado é maior (três pontos percentuais)” e a diferença aumentou nos últimos cinco anos. O salário das mulheres com mestrado é 24% inferior ao dos homens.

As vantagens salariais associadas à licenciatura diminuíram de forma mais acentuada para as mulheres, o que indica um aumento da desigualdade salarial de género entre os segmentos mais qualificados da população portuguesa. Em contraste, entre as mulheres com apenas o ensino secundário ou níveis de escolaridade mais baixos, os salários reais aproximaram-se dos valores médios recebidos pelos homens, evolução que os autores atribuem aos sucessivos aumentos do salário mínimo desde 2015.

A origem familiar também pesa: 48% dos estudantes com pelo menos um dos pais com ensino superior continuam para o mestrado, contra apenas 37% entre os restantes.

Há também um fosso significativo entre instituições: 58% dos estudantes das universidades públicas seguem para mestrado, mas nos institutos politécnicos essa taxa desce para cerca de 25%. Esta diferença reflete desigualdades socioeconómicas entre os perfis de alunos das diferentes instituições.

Cláudia Sarrico, professora da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da UMinho e recém-nomeada secretária de Estado do Ensino Superior, é uma das autoras do relatório que alerta para a existência de “portas de hierarquização” que importa fechar no acesso ao ensino e ao emprego.

c/Público

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Ariana Azevedo
Ariana Azevedo

Jornalista na RUM

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