36 farmácias do distrito de Braga aderem à campanha ‘Dê troco a quem precisa’

A campanha ‘Dê troco a quem precisa’ arranca, esta segunda-feira, em cerca de 600 farmácias do país, 36 situadas no distrito de Braga. A iniciativa, que se destina a angariar fundos para o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, desenvolvido pela Dignitude, decorre até ao dia 29 de maio.

Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente ou fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7). Em declarações à RUM, a diretora executiva da associação explica que “as farmácias convidam os seus utentes a doar o troco resultante das compras ou o valor que desejarem ao fundo solidário”.

O objetivo, segundo Maria João Toscano, é utilizar 100% da verba angariada de forma “a garantir o acesso aos medicamentos por parte das pessoas mais vulneráveis”. Atualmente, o programa conta com 37 mil beneficiários, 5 mil no distrito de Braga. Estes cidadãos acedem, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos médicos.

A líder da associação alerta para o aumento da taxa de inflação, o que faz com os beneficiários sintam “maior aperto” relativamente aos bens essenciais. “Um beneficiário do Programa abem, por regra, tem um rendimento per capita na sua família de cerca de 250 euros. Estamos a falar de pessoas que, todos os dias, têm de tomar decisões entre colocar a comida na mesa ou comprar os medicamentos que necessitam. Há aqui uma urgência”, refere, apelando às pessoas que adiram à campanha.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
MundoMix
NO AR MundoMix A seguir: Connected às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv