25% dos estudantes das pós-graduações terão uma bolsa equivalente à propina

A Universidade do Minho vai abrir bolsas para estudantes no âmbito do UMinho Education Alliance. Recorde-se que os primeiros cursos de pós-graduação na academia minhota deverão arrancar em abril, uma vez que já estão acreditados cerca de 20 cursos não conferentes de grau.
Em declarações à RUM, o reitor da instituição de ensino superior minhota, Rui Vieira de Castro, anuncia que estão garantidas condições para que “cerca de 25% dos estudantes” tenham uma bolsa “equivalente à propina”.
Durante a intervenção na cerimónia do 47º aniversário da Escola de Ciências da UMinho, o responsável máximo da academia minhota alertou a comunidade para as possíveis mudanças no país no que toca à procura de cursos não conferentes de grau. Atualmente, a UMinho apresenta cerca de 210 licenciaturas, mestrados e doutoramentos.
Na ótica do reitor a UMinho Education Alliance pode ser um “bom ensaio” para refletir sobre o que poderá ser o futuro da academia minhota. “Temos de aproveitar este tempo para consolidar estas áreas de formação como áreas em que a universidade deve ser capaz de continuar a operar”, afirma.
