20 anos depois, a “festa do desporto minhoto” regressa a Vila Verde

Vinte anos depois, Vila Verde vai acolher de novo a gala de troféus desportivos “O Minhoto”. O evento vai decorrer na noite de 26 de janeiro, na renovada Adega Cultural premiando um total de 28 atletas.
Os troféus desportivos “O Minhoto” são promovidos pela Associação de Valorização e Divulgação Regional “A Nossa Terra”. Ao todo 28 troféus, de entre 86 nomeados, a praticantes, dirigentes, treinadores, árbitros e clubes, das diversas modalidades.
Na edição de 2026, 24% dos nomeados são mulheres.
A iniciativa de reconhecimento de atletas e dirigentes desportivos da região envolveu um júri diverso com mais de cem entidades, incluindo a Rádio Universitária do Minho.
Na 28ª edição mantém-se uma das regras de base: não há repetição de premiados. Olga Meneses, da organização considera que este é mais um comprovativo de que “a região é extremamente rica em valores desportivos”. Além disso, durante as 27 edições anteriores “quase 100% dos troféus atribuídos foram para campeões nacionais e/ou campeões internacionais”.
Rui Silva, Rafa, Diana Durães, Armindo Araújo são alguns dos atletas nomeados para o grande prémio de júri individual.
Presente na conferência de imprensa de apresentação da gala, esta terça-feira esteve a autarca Júlia Fernandes que não escondeu o orgulho pela receção da “grande festa do desporto minhoto, num espaço nobre que vai engalanar-se para receber todos os grandes nomes que levam o nome do Minho além fronteiras”.
O troféu abrange desportistas dos distritos de Braga e Viana do Castelo num universo que ultrapassa os 40 mil participantes de diferentes modalidades.
A Gala irá ainda distinguir e homenagear, 50 atletas que se sagraram Campeões do Mundo (14) ou da Europa (36) no ano de 2025, o maior número de sempre de títulos desta dimensão alcançado pelos atletas minhotos num único ano.
Na Gala, que contará com a presença de cerca de 500 convidados, será também distribuída a revista oficial do evento, que serve como anuário do desporto minhoto.
