19,98 valores. João Tinoco ingressou em Aeroespacial com a média mais elevada da UMinho

João Tinoco foi o aluno com a média mais alta a ingressar na Universidade do Minho, no ano letivo 2025/2026. O aluno bracarense atingiu a média de 19,98 valores, que lhe valeu uma das 30 vagas da licenciatura em Engenharia Aeroespacial na academia minhota.
À RUM, o estudante disse que escolheu esta área “por lhe parecer mais cativante” de entre todas as engenharias, mas também porque “sempre” gostou de física e no ensino secundário “o interesse pela disciplina só aumentou”.
Revelou ainda que a possibilidade de poder ingressar na Universidade do Minho também “facilitou a escolha” e, de certa forma, também o motivou mais.
Com o início do ano letivo à porta, o estudante diz ter algumas expectativas quanto à vida académica e ao próprio curso. “Quero experimentar a vida académica já que que dizem que é muito boa”. Sobre a licenciatura ouviu “que era exigente”, mas isso não o deixa apreensivo, antes pelo contrário: “quero aprender muito e quero, nestes três anos, aproveitar”, acrescentou.
O curso de Engenharia Aeroespacial voltou a ter uma das médias mais altas do ensino superior. A Faculdade de Engenharia do Porto teve os melhores resultados, seguido da Universidade do Minho, em Guimarães, onde a nota mais alta foi a de João Tinoco com 19,98 valores.
