16 sapadores de Braga com covid-19 combateram incêndio no Hospital

Dezasseis bombeiros sapadores de Braga estão infectados com a Covid-19. A informação foi adiantada à RUM pelo vereador da protecção civil de Braga, ao final da tarde desta quarta-feira. Os bombeiros estiveram todos no combate às chamas na ala de psiquiatria do Hospital de Braga, há uma semana. Ficam agora 77 elementos dos Sapadores disponíveis.

Em declarações à RUM, Altino Bessa anunciou que “todos os bombeiros infectados estiveram, no dia 25 de Março, no combate ao incêndio no Hospital de Braga, procedendo depois às manobras de extração de fumo”. “São factos. Se há causa efeito, não podemos afirmar, mas na realidade eles estiveram no combate ao incêndio”, revelou.

O vereador da Protecção Civil, Altino Bessa, explicou que parte deles estão “assintomáticos”, outros “têm ligeiras alterações do paladar e olfacto e dois apresentam alguma tosse e algumas dores”. Todos estão em casa e “estáveis”. Até 30 de Março, 21 bombeiros foram fazer testes, 16 testaram positivo, três negativo e dois inconclusivos. Ontem foi feito o teste o comandante, ao adjunto, a outro elemento da corporação e mais três funcionários de limpeza dos sapadores de Braga, cujos resultados ainda não são conhecidos.

Apesar da diminuição do número de profissionais disponíveis, o vereador da Protecção Civil garante que o serviço está assegurado. Cada turno trabalharia 24 horas, depois da rodagem dos quatro turnos, entraria o primeiro. Em cada turno foram retirados elementos, por segurança, além de que “há menos chamadas e menos ocorrências”, não comprometendo a operação e o serviço habitual à população, assegura Altino Bessa.


*Com Elsa Moura

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Omega 3
NO AR Omega 3
00:00 / 00:00
aaum aaumtv