15ª Start Point Summit espera mais de 2 mil participantes

São esperadas 2 mil pessoas na 15ª edição da Start Point Summit. A feira de emprego, empreendedorismo e formação contará com mais de 70 empresas, startups e entidades com perto de 800 oportunidades, durante os dois dias do evento, 17 e 18 de outubro, no Complexo Desportivo de Gualtar.
De acordo com a vice-presidente do departamento de desenvolvimento de carreiras da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Margarida Silva, as expetativas são altas, visto que em 2022 atingiram os melhores números de sempre.
“O nosso principal objetivo é que de ano para ano os números aumentem cada vez mais, até porque reconhecemos que a Start Point é a marca da AAUMinho que mais problemas tem no alcance às suas atividades e sendo a Summit o maior evento de formação, emprego e também de empreendedorismo, queremos mesmo alcançar esses números e até conseguir aumentá-los”, refere.
Em 2022, o anterior presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, declarou aos microfones da Universitária que o Complexo Desportivo de Gualtar “não teve capacidade para acolher todas as empresas que tinham interesse em participar” na Start Point Summit. Ora, um ano passado, Margarida Silva garante que há margem para crescer e voltar a direcionar os alunos para formações, uma vertente do evento que desde a pandemia tem vindo a perder força junto dos estudantes.
“No ano passado a Summit cresceu imenso. Este ano conseguimos ter ainda mais algumas empresas, ou seja, a nível de empresas e do interesse em querer recrutar estudantes da UMinho tem aumentado. Por outro lado, durante a pandemia as pessoas procuravam muito mais a área da formação e agora os números têm reduzido um bocadinho”, adianta.
Os participantes podem consultar o programa completo na aplicação do evento que já está disponível. Com a sua utilização e contacto com as diversas entidades presentes podem ganhar pontos que se materializam em prémios.
Além de oportunidades de estágio e emprego, existem também vagas para experiências de voluntariado com parceiros como o Município de Braga, a Refood, a Cruz Vermelha, a APAV, entre outros.
A AAUMinho disponibiliza ainda momentos de “descontração”. Uma das iniciativas, o “Cocktail Session” agendado para as 17h30 desta terça-feira, no restaurante Panorâmico, já está esgotado.
Recorde-se que o transporte entre campi é gratuito, de modo a facilitar a participação de toda a comunidade académica na Start Point Summit.
