14º ENEI traz 600 estudantes de todo o país a Braga

São cerca de 600 os jovens participantes que marcam presença até esta quarta-feira no 14º Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI). Esta é a uma estreia para a cidade de Braga que acolhe a iniciativa e para a Universidade do Minho que organiza o evento através do Centro de Estudantes de Engenharia Informática.
Catarina Machado, uma das responsáveis pela organização do evento, revelou que foram necessários sete meses para garantir que tudo na iniciativa iria decorrer da melhor forma. O resultado está à vista, participantes oriundos de praticamente todo o país e 27 empresas presentes.
À Universitária a responsável revela que o objectivo do encontro passa por fomentar “momentos pedagógicos, através de palestras e tertúlias, de networking com momentos de lazer e empresariais com possibilidades de emprego”. Para esta última, Catarina Machado frisou que foram disponibilizadas salas para que todas as empresas presentes possam realizar entrevistas.
No que toca às palestras estas têm como foco: a inteligência artificial, machine learning, indústria 4.0, privacidade de dados e os desafios da programação. Todos os temas serão abordados por convidados de “renome”.
Oportunidades de estágios curriculares, profissionais e de verão neste 14º ENEI.
A Accenture, exclusive sponsor do evento, vê nas academias portuguesas o seu fornecedor de “activos mais preciosos”, as pessoas. Hugo Portela adianta que em cima da mesa estão vagas nas áreas da inteligência artificial, machine learning, chat boots, entre outras. Há três anos na cidade dos arcebispos a Accenture já soma mais de 300 colaboradores.
Já na KPMG estão abertas cerca de 70 vagas para o programa de “graduates”. Segundo Filipa Almeida este é um processo que acontece nos meses de Setembro e Fevereiro. Posteriormente, os seleccionados terão um período de formação antes de iniciarem funções em projectos.
