120 estudantes-atletas prontos para escrever “Mais uma página de História” nos CNU´s

São 120 os estudantes-atletas que vão participar nos Campeonatos Nacionais Universitários de 16 a 27 de maio, em Leiria e na Marinha Grande. A Missão AAUMinho conta com oito equipas em cinco modalidades distintas, são elas: Andebol Feminino e Masculino, Basquetebol Feminino e Masculino, Futsal Masculino, Rugby 7 Masculino e Voleibol Feminino e Masculino.

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Duarte Lopes, acredita que estão reunidas todas as condições para que esta comitiva escreva “Mais uma página de História” que dignifique a prática desportiva universitária. “É uma forma de mostrar que institucionalmente valorizamos o desporto universitário”, refere.

A herança não há dúvidas que é pesada, visto que no último ano a AAUMinho conquistou pela primeira vez o Troféu Universitário de Clubes da Federação Académica do Desporto Universitário. Além disso, os estudantes-atletas trouxeram para casa umas impressionantes 33 medalhas das quais 12 de ouro, 11 de prata e 10 de bronze.

São várias as modalidades que irão lutar pela reconquista dos seus títulos, sendo algumas já bi ou tricampeãs. Resultados que demonstram, nas palavras do representante dos estudantes da academia minhota, que o “desporto na UMinho dá cartas a nível nacional”.

Além das vitórias, a AAUMinho frisa a importância de promover um desporto justo, leal e respeitador. Recorde-se que nos últimos CNU´s, a comitiva do Minho arrecadou três cartões brancos. Trata-se de uma forma de enaltecer condutas eticamente corretas praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.

O vice-reitor para a Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa, Luís Amaral, que esteve em representação do reitor da UMinho na cerimónia da Missão AAUMinho, esta quinta-feira, no Restaurante Panorâmico, no campus de Gualtar, sublinhou que os princípios e aprendizagens associados à prática desportiva “são fundamentais para uma formação completa”. O responsável felicita o “entusiasmo” demonstrado pela academia em ajudar a fomentar a prática de desporto quer junto dos estudantes como de docentes e funcionários. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv