‘1/2 kg de carne’. A peça que procura explorar o peso do coração na comunidade

O modo desconcertante de viver em sociedade. É a partir desta lente que surge a peça ‘1/2 kg de carne’, numa coprodução entre o Gangue de Guimarães e a Companhia Amarelo Silvestre, que vai para palco sexta-feira e sábado, às 19h30, no Centro Cultural Vila Flor.

O espetáculo, inspirado na obra ‘O Mercador de Veneza’, de William Shakespeare, é caraterizado por um jogo de movimentos desenfreados de seis personagens, tentando representar várias preocupações da vida mundana. A oscilação de emoções, como explica a encenadora Rafaela Santos, é uma constante ao longo da peça.

“Aqui são retratados os lados extremados da paixão e do sentimento. Há uma altura em que [as personagens] se forçam a ser um coro e, momentaneamente, podemos sentir uma certa harmonia. Mas a incapacidade inerente a essa processo resulta muitas vezes em conflito. É a dificuldade de vivermos em comunidade”, dá um exemplo.

A peça teatral ‘O Mercador de Veneza’, de William Shakespeare, foi publicada no final do século XVI. Passados mais de 400 anos, Rafaela Santos considera que os temas abordados na altura, como intolerância, racismo, xenobofia ou bullying, são “muito fortes e hoje ainda mais”.

Ao longo da peça são proferidas dez frases retiradas do texto do escritor inglês, como «O lucro é uma benção, se não for um roubo» ou «Levas este mundo muito a peito». De resto, o coração motivou o nome da peça. “O peso do coração costuma ser 1/2 kg de carne, daí gostarmos de realçar a importância desse peso, que na nossa vida não ligamos muito. É um lado simbólico que queremos enaltecer e ampliar”, explica Rafaela Santos.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv