100% das vagas para testes covid preenchidas esta segunda e terça-feira

Os estudantes responderam de forma massiva ao rastreio à covid-19 nos campi da Universidade do Minho. Todas as vagas para esta segunda e terça-feira foram já preenchidas, apenas por alunos da academia minhota, segundo avançou à Universitária o pró-reitor para a Qualidade de Vida e Infraestruturas, Paulo Cruz.

De acordo com o responsável, a comunidade académica pode agendar o seu teste para quarta-feira. Com a partilha de imagens e vídeos, deste primeiro dia, é esperado que a resposta da comunidade académica seja cada vez maior até 30 de Abril.

Paulo Cruz revela que neste momento, já é possível aos docentes, investigadores e funcionários agendar o seu teste à covid-19 no portal da Intranet

“Esta operação foi montada em pouco tempo e por isso os nossos serviços de informática não conseguiram disponibilizar as duas aplicações ao mesmo tempo. Por uma razão de prioridade começamos pela aplicação no Portal Académico“, explica.

Cada uma das três equipas da Cruz Vermelha tem capacidade para testar 192 pessoas por dois períodos de quatro horas. Deste modo, o pró-reitor considera possível alcançar ou até mesmo superar o objetivo de 600 testes ao SARS-COV-2 por dia, tudo irá depender dos recursos humanos destacados para o rastreio. Para isso será premente, também, que a comunidade académica continue a primar pela pontualidade e rigor.

Já o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, apelou “à responsabilidade cívica de todos” quer dentro dos campi com fora, de modo a que a academia possa “concretizar a sua forma de desenvolvimento da atividade de educação”.

Caso o teste rápido realizado na UMinho seja positivo os estudantes, docentes, investigadores e funcionários irão receber um SMS ou e-mail com indicações para realizar um teste PCR. O rastreio nos campi da Universidade do Minho está a decorrer nos Pavilhões Desportivos de Azurém e Gualtar, até às 18h00. As inscrições são gratuitas.

Recorde-se que no futuro, caso venham a existir potenciais surtos por exemplo em turmas, a UMinho está a ponderar avançar com testes à saliva.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv