ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 25.04.2018 10H05

UMinho recebe congresso "Europa como espaço de diálogo"

Escrito por Vanessa Batista
Iniciativa decorre no campus de Gualtar nos dias 26 e 27 de Abril.
A professora Ana Maria Silva explica em que vão consistir os dois dias de congresso.

false / 0:00

O Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, acolhe nos dias 26 e 27 de Abril, o congresso internacional “A Europa como espaço de diálogo intercultural e mediação”. A iniciativa é co-organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UMinho, Alto Comissariado para as Migrações,  Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural, projecto CReE.A - Criação de um Espaço Europeu para a Mediação da Inclusão Social e pela Câmara Municipal de Braga.


À RUM, a professora Ana Maria Silva expôs o objectivo principal destas sessões, que passam por "constituir um espaço de reflexão sobre a migração, interculturalidade e conflitos, que são os novos desafios da Europa. O papel é perceber quais as respostas mais adequadas para essas problemáticas".



A sessão de abertura acontece às 9h30 com a conferência “Comunicação intercultural e mediação nas sociedades contemporâneas”, que contará com a presença da representante do Alto Comissariado dos Direitos Humanos na Europa, Brigit Van Hout, o alto comissário para as Migrações em Portugal, Pedro Calado, a vice-reitora da UMinho para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, entre outros oradores que chegam dos quatro cantos do mundo.


De seguida tem início a palestra “Mediação social: uma questão política europeia?”, proferida por Hibat Tabib, presidente do projecto CreE.A, que reúne peritos provenientes da Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Espanha e Portugal. À tarde sobe ao palco da UMinho, o investigador Gian Turchi, da Universidade de Pádua (Itália), com o tema “Cultura e Mediação: das diferenças divergentes à convergência da diversidade”. 


Às 17h15 segue-se a mesa-redonda “Rede Europeia de Municípios Interculturais”, com Roberto Reis (município de Santa Maria da Feira), Eugénia Coelho (município de Loures), Daniel Pereira e Fernando Ferreira (município de Braga), e o britânico Paul Chapman.  No último dia,  sexta-feira, destaque para a conferência “A crise dos Refugiados na Europa. Entre a totalidade e o infinito”, que é apresentada às 16h15 pelo director do CECS, Moisés Lemos Martins.


O programa com a palestra “Desafios sociais e políticas públicas: a mediação como direito universal”, com Laura Magalhães, membro da comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, José Augusto Pacheco, presidente do Instituto de Educação da UMinho, Ana Maria Silva, coordenadora da comissão organizadora do evento, bem como Hibat Tabib e Moisés Lemos Martins. 


O Congresso “A Europa como espaço de diálogo intercultural e mediação” tem lugar no auditório Multimédia do Instituto de Educação, no campus de Gualtar. As inscrições já estão esgotadas. 



Deixa-nos uma mensagem