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Catarina Silva

Academia 14.10.2016 12H44

UMinho cria plataforma para apoiar a aprendizagem da leitura

Escrito por Catarina Silva
“Ainda estou a aprender” é o nome da nova plataforma educativa, que tem como finalidade apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura

“Ainda estou a aprender” é o nome de uma nova plataforma educativa, que tem como finalidade apoiar a aprendizagem da leitura em geral, e em particular dos alunos que revelam dificuldades a este nível. Trata-se de um recurso didáctico, interactivo e de acesso livre para alunos, professores e pais. O projecto foi desenvolvido pelo Centro de Investigação em Psicologia e o Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. “Há um grande número de crianças em Portugal com dificuldades, são muito dispersas - o que significa que os recursos que são necessários são enormes - e elas são muito heterogéneas. Por isso, entendemos que o recurso a uma solução digital era o mais adequado”, explica Iolanda Ribeiro, investigadora responsável pelo projecto.


Ao disponibilizar uma versão em formato digital e uma versão online, é possível que qualquer professor ou criança aceda aos materiais e actividades de avaliação a partir de qualquer lugar, desde que tenha um dispositivo móvel com acesso à internet. Na plataforma a criança gere o seu processo de aprendizagem, porque pode ouvir as instruções quantas vezes quiser, o que lhe dá mais autonomia. Para além disso, o aluno recebe sempre feedback sobre o seu desempenho. “A plataforma tem duas páginas. Uma que inclui materiais de avaliação que permitem definir quais são as potencialidades e dificuldades que cada criança apresenta. Estes dados são articulados com a segunda página, na qual são propostas actividades que permitirão ajudar os alunos a ultrapassar as dificuldades que foram identificadas”, esclarece Iolanda.


O projecto dirige-se a alunos que frequentam os primeiros quatro anos de escolaridade obrigatória. E a investigadora esclarece que a plataforma já foi utilizada de modo restrito durante o ano de desenvolvimento. “O feedback que temos é que a plataforma é fácil de usar. As crianças envolvem-se muito nas actividades, e de facto a motivação é crucial para qualquer aprendizagem. Além disso, esta aprendizagem via digital é muito atractiva para as crianças. Não há resistência ao usar os materiais, e isso é absolutamente fundamental”, diz a investigadora.


O registo é gratuito e já é possível aceder em www.aindaestouaprender.com. O desenvolvimento desta plataforma foi financiado no Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e pelo FEDER, através do COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020. 

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