ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Pedro Andrade/RUM
Pedro Andrade

Regional 09.11.2015 19H23

"Rota dos 20" passa por Guimarães

Escrito por Pedro Andrade

Guimarães recebeu, ao início desta tarde de segunda-feira, a “Rota dos 20”. Um programa que pretende promover uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva junto dos mais novos. Esta tarde, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães recebeu várias dezenas de alunos vimaranenses que se comprometeram com um futuro mais ecológico.  Uma iniciativa de âmbito nacional que assinala a comemoração de duas décadas do programa Eco-Escolas, no qual participam 13 estabelecimentos de ensino do concelho de Guimarães, decorre esta segunda-feira, 09 de novembro, pelas 15 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Amadeu Portilha, vice-presidente da autarquia vimaranense, explicou que esta "é uma ideia muito simples: queremos tentar que as crianças comecem a ganhar o gosto da ida para a escola a pé, fomentando o percurso em grupo". O objectivo passa por incentivar os mais novos para a criação de rotas entre a casa e a escola que possam ser feitas em grupo e de forma "totalmente segura". "A nossa sociedade está muito dominada pelo medo e insegurança de deixarmos os nossos filhos em ruas mais afastadas das escolas, onde existe muito trânsito e tudo pode acontecer", acrescentou Amadeu Portilha. E, por isso, a autarquia vimaranense está a estudar a possibilidade de introduzir as chamadas “zonas de 30” quilómetros por hora nas ruas envolventes às escolas do concelho


A “Rota dos 20” é mais um exemplo do programa vimaranense que quer tornar Guimarães a “Capital Verde Europeia”. o vice-presidente da autarquia vimaranense garantiu que a Câmara Municipal de Guimarães está "focada" em sensibilizar os mais novos e lembrou que "foi lançado, este ano, o Orçamento Participativo Escolar, que foi um sucesso, e que abrangeu ideias nas áreas ao ambiente e à poupança energética". "Vamos, ainda, lançar em Janeiro o EducaBicla, um projecto para a promoção do uso da bicicleta. Ou seja, estamos muito focados na sensibilização da comunidade estudantil", acrescentou.


A “Rota dos 20” é uma ação anual integrada no programa Eco-Escolas da Associação da Bandeira Azul da Europa, que procura induzir estratégias de intervenção na comunidade baseadas na identificação de problemas e soluções que visem um dia a dia mais sustentável, através da ação das escolas aderentes ao projeto.



Deixa-nos uma mensagem