ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 23.05.2019 08H00

PubhD UMinho. Comunicação em dose dupla na 37ª edição

Escrito por Vanessa Batista
Sessão tem lugar no Barhaus, esta quinta-feira, às 21h15.
Alexandra Nobre, organizadora do PubhD UMinho apresenta os convidados desta edição.

false / 0:00

Passadas 36 edições, o PubhD UMinho chega com uma sessão dedicada de forma exclusiva à comunicação. Esta quinta-feira, 23 de Maio, as áreas em destaque são as Ciências da Comunicação e Engenharia Têxtil. 


Nuno Passos, com o tema “Entre cientistas e jornalistas venha o comunicador e resolva” é um dos convidados da noite. O investigador terminou recentemente o mestrado em Ciências da Comunicação e irá abordar a dinâmica de tensões permanentes entre “mundos” que funcionam com objectivos e singularidades distintos. Uma tarefa difícil devido à linguagem de ambas as partes que, por vezes, pode "deturpar a informação de parte a parte", explica a organizadora, Alexandra Nobre. 


A segunda convidada, Valesca Bender, traz o tema “Criatividade e inovação para encontrar novos caminhos”. A investigadora está neste momento a frequentar o mestrado em Comunicação de Design de Moda, no Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho. Alexandra Nobre adianta que o ponto-chave da apresentação vai recair sobre a "criatividade e inovação no campo do têxtil". 



Dos 18 aos 70 anos. Assim é composta a plateia do PubhD UMinho


Pelas sessões do PubhD UMinho já passaram 78 investigadores de diferentes áreas científicas. A organizadora, Alexandra Nobre, faz um balanço "positivo" da afluência do público bracarense às sessões. A iniciativa tem contado com "casa cheia", apesar de algumas "oscilações" devido à "meteorologia ou a outros eventos que estão a ter lugar na cidade" em simultâneo. 


Alexandra Nobre assegura que há "sempre espaço para aprender" e a prova está no crescimento do público que procura a iniciativa, dos 18 aos 70 anos, devido à forma "simples" com são apresentados os temas. "A linguagem tem de ser simples, os investigadores não podem utilizar termos científicos, mas podem recorrer a metáforas, analogias, exemplos e até a objectos", explica a organizadora. 


A edição 37 do PubhD UMinho tem lugar esta quinta-feira, no Barhaus, às 21h15.

Deixa-nos uma mensagem