ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Inês Marinho

Academia 20.02.2017 18H27

PUBHD de volta a Guimarães para falar de ciência

Escrito por Inês Marinho
Guimarães recebe mais uma edição do PubhD, no Círculo de Arte e Recreio, às 21 horas desta sexta- feira. Desta vez vão ser oradores ligados à área da Biologia Molecular e Ambiental e Psicologia a apresentar as suas teses de doutoramento e mestrado.

Confraternizar num bar, de copo na mão, e um círculo de amigos mestrados e doutorados. É assim que o conceito do PubhD regressa a Guimarães, desta vez ao Círculo de Arte e Recreio.


Às 21 horas desta sexta-feira, dia 24 de Fevereiro, qualquer um está convidado a assistir à 13ª edição doPubhD sobre biologia molecular e ambiental e psicologia. São estas as duas áreas que vão estar em apresentação e a cargo de André Costa e Pedro Mendes, respectivamente.


André Costa é doutorado em Biologia Molecular e Ambiental, pela Universidade do Minho e, durante o seu doutoramento, desenvolveu um polímero (espécie de plástico) recorrendo a uma bactéria que pode não soar familiar, Escherichia coli, mas que nos é íntima, sendo que vive nas nossas entranhas. Este composto pode proteger-nos contra outros microrganismos potencialmente patogénicos, que podem causar doenças, e ter um papel importante em relação à resistência a antibióticos. Ao utilizar este polímero em instrumentos médicos e material hospitalar espera reduzir-se o risco de infecções com origem nestes locais.


Por sua vez, Pedro Simão Mendes vai apresentar o trabalho realizado durante o mestrado em Psicologia, no qual tentou perceber, numa população de alunos universitários, se a avaliação repetida dos conhecimentos permite melhorar a sua memória a longo prazo. Com esta investigação pretende-se contribuir para uma melhoria nos métodos de avaliação dos alunos e das estratégias de preparação para os exames.


O PubhD é um movimento de divulgação da ciência que surgiu em Nottingham, em 2014 e que se realiza agora em 20 cidades europeias. Em 2016, por iniciativa do STOL - Science Through Our Lives, o PUBHD começou a realizar-se, alternadamente, nas cidades de Braga e Guimarães. 


A entrada é livre e a próxima sessão vai ter lugar em Braga, dia 23 de Março.

Deixa-nos uma mensagem