ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Público
Daniel Vieira da Silva

Academia 30.06.2016 12H26

Pedro Arezes (UMinho) assume direcção do MIT Portugal

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Investigador da Universidade do Minho foi hoje anunciado oficialmente como novo director nacional do Programa MIT Portugal, programa que assinala hoje 10 anos de presença no nosso país.

Pedro Arezes, professor da Universidade do Minho, é o novo director nacional do Programa MIT Portugal. O docente foi esta manhã anunciado oficialmente por Paulo Ferrão, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), durante a conferência dos 10 anos do MIT em Portugal.


Em declarações à RUM, Pedro Arezes assumiu que terá como principal desafio a preparação de uma “proposta competitiva” para a renovação deste programa evidenciando a necessidade de “alargar as áreas de conhecimento” acompanhadas pelo MIT Portugal. Áreas que terão, inevitavelmente, que ser “emergentes”. “Temos instrumentos que nos vão permitir perceber quais as áreas emergentes e nas quais devemos apostar no futuro”, começou por explicar Pedro Arezes que lembrou que um dos objectivos iniciais que assume no cargo é o de “dar continuidade ao programa que se extingue em 2017 no final da segunda fase”. Para a terceira fase, sublinhou o investigador, “a ideia é alargar as áreas do conhecimento que não estavam consideradas na primeira e segunda fases”.


Ainda sem identificação das áreas contempladas, Pedro Arezes revelou que é possível perceber que a “indústria aeroespacial e exploração oceânica” serão, expectavelmente, alvo de projectos.


Orçamento possível para dar retorno ao país


Até ao final de 2017 o MIT Portugal terá um orçamento de sete milhões de euros – 2 milhões serão canalizados para o financiamento de 18 projectos exploratórios de investigação. Este não é o orçamento ideal, mas, no entender do responsável, é aquele que “permite um bom retorno para o país”. “É um orçamento que reflecte um corte verificado da passagem da primeira para a segunda fase do programa”, explicou Arezes que assumiu “limitação” na forma como se vai gerir este montante. Ainda assim, o responsável sublinhou que “serão sete milhões muito bem utilizados e que terão um retorno para Portugal e para a economia portuguesa. Algo que é uma das preocupações do programa".


Presente esta manhã na conferência do MIT Portugal esteve António Cunha, reitor da Universidade do Minho, que salientou o “orgulho” da academia em ter um dos seus quadros à frente deste organismo. O responsável minhoto lembrou que esta “é uma função exigente”, dada a multidisciplinaridade da mesma, recordando que, no futuro, o programa MIT Portugal será ainda mais “ambicioso”.

”Era preciso uma pessoa que tivesse uma capacidade de diálogo entre as várias áreas do conhecimento. Acho que foi uma escolha muito acertada e temos uma expectativa muito positiva no trabalho brilhante que o professor irá fazer à frente deste programa”.


Pedro Arezes, de 43 anos, é professor catedrático no Departamento de Produção e Sistemas na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, onde dirige o grupo de Ergonomia e Factores Humanos do Centro de Investigação ALGORITMI.


Já o programa MIT Portugal resulta de uma parceria entre cinco universidades portuguesas - Lisboa, Nova de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho -, empresas e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e foi criado em 2006 tendo como objectivo “fortalecer a base de conhecimento do país, o empreendedorismo de origem científica e a competitividade internacional através de investimentos estratégicos em pessoas, conhecimentos e ideias inovadoras”.

Deixa-nos uma mensagem