ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sergio Denicoli é o convidado de hoje no UM I&D na RUM. Uma entrevista para ouvir na integra depois do jornal das 20H00, na RUM             
Elsa Moura

Academia 06.04.2017 15H35

Implementação da TDT "penalizou muito Portugal"

Escrito por Elsa Moura
Sérgio Denicoli, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho é o convidado do UM I&D desta 5ª feira. O autor da tese de doutoramento em torno da 'Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal' lamenta as consequências.

Sérgio Denicoli é investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Chegou a Portugal em 2004 para realizar um Mestrado na área da comunicação. Seguiu-se o doutoramento desenvolvido em torno da 'Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal', que concluiu em 2012. Nesse mesmo ano, numa entrevista ao jornal de Negócios referia que "na verdade, houve uma TDT planeada muito diferente da TDT que foi implementada" e que "isso ocorreu por interferências políticas e económicas".


Sérgio Denicoli não tem dúvidas que "a TDT foi feita para não funcionar, para apresentar falhas, para oferecer poucos canais e serviços interactivos limitados, de forma a incentivar a migração da população para serviços de TV por subscrição".

Depois de reveladas as primeiras conclusões do estudo esteve no Parlamento para o explicar e sugeriu a criação de uma comissão de inquérito para investigar a implementação da TDT no nosso país, mas a proposta foi chumbada.


No programa de hoje na RUM, falamos do processo de implementação da TDT em Portugal, mas começamos por falar na regulação da internet. O investigador concluiu em Dezembro um pós doutoramento ligado a esta área e alerta para os problemas como a difusão de notícias falsas, os perigos relacionados com os dados que disponibilizamos na rede e a necessidade de trazer para o debate público este assunto.


A entrevista pode ser ouvida na noite desta quinta-feira, depois do jornal das 20H00, nos 97.5FM ou em www.rum.pt


Nota: As músicas que complementam a entrevista são sugestões do convidado.

Deixa-nos uma mensagem