ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Mafalda Oliveira

Regional 11.08.2016 11H27

Há cada vez mais turistas a visitar Guimarães

Escrito por Mafalda Oliveira
Cidade já terá batido os recordes de 2012, ano em que foi Capital Europeia da Cultura.

São cada vez mais os turistas que, nos meses de Verão, visitam a Guimarães. Restaurantes, hóteis e cafés são os que mais lucram com o aumento do fluxo turístico. Quem o diz é o presidente da Associação Comercial e Industrial de Guimarães.


Manuel Martins diz que, desde 2014, o número de turistas que chega à cidade-berço aumentou em cerca de 10%.

A cidade já terá até batido os recordes de 2012, ano em que foi capital europeia da cultura. "Tendo por referência o aumento do turismo em Portugal, que roda os 11%, essa deve ser a média também em Guimarães", referiu o responsável à RUM.


"O comércio ligado ao turismo, como os cafés, restaurantes e hotéis, não é que esteja folgado, mas tem alguns momentos positivos", diz Manuel Martins. "O restante, que está dependente do poder de compra dos habitantes locais e da dimensão da cidade, está estagnado", lamenta.


Prova do aumento do turismo é a ocupação hoteleira em Guimarães, diz o presidente da ACIG. "Os hotéis têm estado completamento lotados, com um quarto aqui ou acolá. Não é um sinal de grande conforto. Se os hotéis não enchessem nesta altura, quando seria?", questionou.


A média de ocupação dos Hotéis em Guimarães é inferior 60%, mas "para atingir esse número tem que haver muitos fins-de-semana durante o ano que esteve nos 90%", lembra.


A restauração é um dos sectores que mais tem beneficiado deste aumento. "De acordo com as opiniões que recolhemos, de uma forma geral, os restaurantes têm estado cheios. É difícil encontrar lugar até porque, devido as temperaturas extremamente altas, as áreas de esplanada não são tão utilizadas". Também os armazenistas que vendem bebidas tiveram um aumento de cerca de 15%.


A actividade cultural é um dos principais pontos de atracção da cidade berço. Manuel Martins dá o exemplo do Paço dos Duques de Bragança que "está num periodo em que recebe mais de dois mil visitantes por dia". Neste momento, haverá dois ou três museus em que isso aconteça no país", referiu.


As filas de entrada para o Paço dos Duques "são feitas de emigrantes, que trazem amigos, visitantes portugueses e muitos estrangeiros", referiu.

Deixa-nos uma mensagem