ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Mafalda Oliveira

Regional 09.11.2015 12H56

Guimarães tem Pedalada ?

Escrito por Mafalda Oliveira
Há uma nova actividade desportiva nocturna na cidade-berço. De um dos impulsionadores do "Guimarães Corre Corre", nasce o "Guimarães tem Pedalada”. O primeiro realiza-se no dia 17 de Novembro, uma terça-feira.

Chama-se "Guimarães tem pedalada" e quer criar novos hábitos de mobilidade nos vimaranenses. De um dos impulsionadores do "Guimarães Corre Corre", nasce agora uma nova iniciativa que acontecerá às terças-feiras à noite. O projecto tem também em vista a construção de uma ECOVIA em Guimarães e a própria candidatura da cidade a Capital Verde Europeia.


"Pode discutir-se a construção de uma Ecovia. O certo é que o projecto está aí, o equipamento e a Candidatura [a Capital Verde Europeia] vêm a caminho, e, por isso, temos que conviver com essa realidade. Daí este desafio", esclareceu à RUM Mauro Fernandes.


"Queremos ver se as pessoas têm mesmo pedalada para abraçarem esta iniciativa. Vejo que Guimarães tem um potencial muitas vezes adormecido ou não impulsionado. Falo da reacção das pessoas aos projectos que as instituições vão propondo. Provamos isso com o Guimarães Corre Corre", explicou o organizador. A iniciativa quer ainda influenciar a cidade e detectar as necessidades dos ciclistas. "Se criarmos uma rotina agora, podemos influenciar todas as instituições que estão a trabalhar na ECOVIA e noutros projectos da Capital. Dou um exemplo concreto: ao criar um estacionamento seguro para bicicletas à entrada da cidade, por exemplo, podemos até morar longe, mas, se tivermos a possbilidade de andar de bicileta, vamos fazê-lo. As necessidades vão ser criadas agora. Com esta experiência vamos recolher informação útil para o que aí vem", afirmou.


Diferentemente do "Corre Corre", que tem uma regularidade, esta nova iniciativa quer ser um ponto de partida para outros projectos. "Não sei até que ponto será sempre às terças. A ideia é variarmos. Queremos ter programas diversificados e associar-nos a outros eventos. A médio/longo prazo estamos a pensar fazer um programa orientado para crianças, criando o hábito de andar bicicleta", revelou Mauro Fernandes.


Ainda assim, pelo menos para já, o dia escolhido foi a terça-feira e não foi em vão.  "O que pretendemos é que o andar de bicicleta seja diário, portanto vamos começar pelo mais difícil: à noite e a um dia da semana. Traz-nos alguma segurança andar de bicicleta às 21h em Guimarães. Seria mais fácil marcar ao fim-de-semana, mas há mais trânsito e mais distracções. E para quem faz exercício mais frequentemetne, é um bom dia de recuperação", explicou Mauro Fernandes.


O vimaranense admitiu, no entanto, que esta iniciativa será mais difícil de implementar do que o “Guimarães Corre Corre”. "À primeira vista tem mais custos e mais logística, em termos pessoais. Estamos a propôr um passeio nocturno, ou seja, as pessoas têm que levar bicicleta com condições para andar à noite. Ser dificil é a motivação. Se fosse fácil já existia. Queremos  exigir mais das instituições da cidade, que se adapte e abra os olhos para esta realidade", rematou.

Deixa-nos uma mensagem