ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Daniel Vieira da Silva/RUM
Daniel Vieira da Silva

Regional 07.04.2017 19H41

Foral do Mosteiro de Tibães comemora 500 anos

Escrito por Daniel Vieira da Silva
A 4 de Setembro de 1517 foi o rei D. Manuel que atribuiu a carta de foral ao couto do Mosteiro de S. Martinho de Tibães iniciando assim uma história que será comemorada ao longo deste ano

Tibães vai estar em festa com as comemorações dos 500 anos do foral do seu mosteiro.

A 4 de Setembro de 1517 foi o rei D. Manuel que atribuiu a carta de foral ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães iniciando assim uma história que será comemorada ao longo deste ano com várias iniciativas que pretendem recordar a história e os momentos marcantes deste espaço.


José Magalhães, presidente da Junta de freguesia local, frisou que “há muitos motivos para se orgulhar da freguesia” e que “estas são comemorações de festa para todo o ‘Couto’ e cidade”. O autarca explicou que a 4 de Setembro se vão comemorar os 500 anos da atribuição do foral, e classificou a data como “um momento ímpar para festejar o privilégio régio e divulgar a história do couto”.


“Encontramo-nos deparados com séculos de história, modos de viver, usos e costumes, rostos, anseios, expectativas e projectos de muitas pessoas”, salientou José Magalhães que destacou um “vasto programa” comemorativo.


Já José Carlos Peixoto, ele que recentemente venceu o prémio de história local Dr. Manuel Monteiro, precisamente sobre o local, frisou uma “oportunidade que é dada a esta geração de poder comemorar os 500 anos do foral”. “Esta geração não deve perder a oportunidade de saber o que estás por trás das comemorações. Tibães vai recordar os direitos e deveres que os moradores tiveram outrora”, afirmou.


Do lado do município, Lídia Dias, vereadora da cultura, elogiou a iniciativa e explicou que a mesma entronca numa estratégia municipal “de valorizar o património e a cultura e dar a conhecer a identidade para que os cidadãos percebam o território excepcional em que vivem”.


Programa com cultura associada


Do programa destacam-se alguns momentos, com destaque para a abertura das comemorações, que acontece a 23 de Abril, pelas 16h00, na Igreja do Mosteiro de Tibães, com a apresentação de um teatro musical denominado “Monte das Oliveiras” com uma orquestra de solistas sob a responsabilidade da Academia Allegro.


Do programa fazem parte quatro conferências a realizar no Mosteiro de Tibães, sendo que a primeira acontece a 6 de Maio, e terá como mote o “Percurso Beneditino – São Bento nos azulejos do Mosteiro de Tibães”. As seguintes, a acontecer a 18 de Junho, 23 de Julho e 2 de Setembro, vão versar sobre “A historia do Foral do Couto de Tibães”, “Abordagem aos Beneditinos, Mosteiro de Tibães e o seu processo de reabilitação” e “A história dos Novos Forais Manuelinos”, respectivamente.


Haverá pelo meio duas caminhadas (20 e 27 de Maio), uma apresentação do livro “Memórias do Couto de Tibães (11 de Junho), um concurso de escrita e exposição de fotografia digital (11 a 30 de Junho), um Festival de Folclore (16 de Julho), um concurso literário de poesia (29 de Julho) e ainda um concerto do Trio Desassossego (29 de Julho). 

Deixa-nos uma mensagem