ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Catarina Martins

Cultura 23.04.2024 17H11

FITU Bracara Avgvsta regressa com edição alusiva ao 25 de Abril

Escrito por Catarina Martins
O Festival Internacional de Tunas Universitárias decorre de quinta-feira a sábado.
Declarações de Pedro Pinto, da Tuna Universitária do Minho.

false / 0:00

O FITU Bracara Avgvsta está de regresso com uma edição dedicada aos 50 anos do 25 de Abril. O Festival Internacional de Tunas Universitárias está de volta com duas noites de espetáculo, na sexta-feira e sábado, às 21h00, no Theatro Circo. Antes disso, na quinta-feira, pelas 22h00, terá lugar a Serenata à Cidade de Braga, este ano, na Praça do Município.


"O FITU é um festival muito eclético que conta com a participação das melhores tunas a nível nacional e mesmo internacional e consideramos que tem já uma imagem de marca", começou por dizer Pedro Pinto da Tuna Universitária do Minho na apresentação do evento, esta terça-feira. No entanto, acrescentou, devido à efeméride dos 50 anos do 25 de Abril, a edição deste ano será alusiva à Revolução dos Cravos a começar pelo próprio reportório musical, nomeadamente do Grupo de Fados da ARCUM e do CANTUM - Grupo de Cante Alentejano da Universidade do Minho. Além disso, cada tuna foi desafiada a apresentar uma música alusiva ao 25 de Abril ou à liberdade.


A XXXIII edição apresenta seis tunas a concurso, cinco nacionais e uma internacional, nomeadamente a vencedora da última edição, a Estudantina Académica de Castelo Branco, a Tuna de Medicina do Porto, a TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, a TUCP - Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto, a TUA - Tuna Universitária de Aveiro e La Tuna de la F.I.C. que chega do Perú. Espera-se ainda a participação extraconcurso da Azeituna, a Tuna de Ciências da Universidade do Minho. 


A abertura da noite de sexta-feira, às 21h00, cabe à Orquestra de Alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. No sábado, depois do Pasacalles, desfile das tunas, no centro histórico, às 15h00, o festival volta ao Theatro Circo. Como é habitual, a apresentação estará ao cargo da Tuna Universitária do Minho e dos Jogralhos - Grupos de Jograis da Universidade do Minho.


Além das tunas a concurso, o certame conta com a participação de grupos culturais bracarenses, entre eles a Rusga de S.Vicente e a associação Ida e Volta. "Procuramos envolver a comunidade cultural de Braga o máximo possível", frisou Pedro Pinto, antecipando uma edição "bastante especial".


O CAUM - Coro Académico da Universidade do Minho e os Bomboémia - Grupo de Percussão da Universidade do Minho vão também participar na nova edição do FITU Bracara Avgvsta.


Para o público em geral o bilhete diário custa 10 euros e o geral 15. Para os estudantes tem o valor de 7 euros.


Mais informação aqui.

Deixa-nos uma mensagem