ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Daniel Vieira da Silva

Regional 26.04.2016 19H43

Empresas, robôs e neurónios "sentam-se à mesa" de um bar

Escrito por Daniel Vieira da Silva
PubhD vai já na quarta edição e junta dois investigadores e uma farmacêutica. O conceito promove uma apresentação descontraída de um tema científico num ambiente informal

A ciência volta esta quinta-feira a um bar para mais uma sessão do PubhD. É a quarta edição deste ciclo que pretende “descomplicar” a ciência e dar a oportunidade a investigadores de apresentarem os seus projectos de doutoramento no ambiente informal e descontraído.


A sessão desta quinta-feira acontece no Sé La Vie, em Braga, e junta dois engenheiros e uma farmacêutica. São eles

André Carvalho, engenheiro industrial e investigador do MIT Portugal, a farmacêutica Madalena Esteves e Sandra Costa, engenheira electrónica.


De entre os temas em discussão pode-se esperar uma abordagem às interacções das empresas com a sociedade, uma leitura sobre neurónios, ou mesmo uma discussão em torno dos robôs e da sua interacção com os seres humanos.

Assim, André Carvalho vai explicar como podem as empresas reagir à mudança e colocar a tecnologia a favor da competitividade e da organização, Madalena Esteves irá falar da sua investigação nas neurociências e da importância dos dois hemisférios cerebrais no tratamento de doenças obsessivo-compulsivas e vícios e, por fim, Sandra Costa vai falar do “seu” Zeca – robô - e do potencial que a interacção entre robôs e seres humanos pode gerar no desenvolvimento de competências sociais e emocionais.


Esta mistura de temas costuma atrair muitos participantes a estas sessões, garantiu Daniel Ribeiro, um dos elementos da organização. “Cada convidado traz um tema muito diferente em relação ao outro e temos tido sempre casa cheia, com cerca de 50 a 60 participantes por sessão, algo que é muito positivo”. Daniel Ribeiro frisou "número muito importantes" quando em comparação com os registados no Reino Unido.


E enquanto o sucesso for garantido... Esta será uma iniciativa para continuar. “Enquanto houver doutorandos em Braga e em Guimarães esta iniciativa vai continuar”, assegurou Daniel Ribeiro em declarações à RUM.


A sessão desta quinta-feira às 21h no Sé la Vie. Cada um dos oradores tem dez minutos para apresentar os seus projectos e sujeitar-se a 20 minutos de perguntas por parte do público.

Deixa-nos uma mensagem