ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR             
Inês Marinho

Academia 23.03.2017 05H36

Educação e Biologia. Apresentar teses entre copos e amigos

Escrito por Inês Marinho
A 14ª edição do PubhD acontece esta quinta-feira, 23 de Março, pelas 21 horas, no bar Sé La Vie, em Braga. Em discussão estão a educação a biologia.

O PubhD continua a espalhar o conhecimento pelos bares de Braga e Guimarães. Esta quinta-feira, dia 23 de Março, é a vez do bar Sé La Vie, em Braga, receber dois investigadores da Universidade do Minho para discutir educação e biologia.


Marco Freitas é aluno do Mestrado em Educação - especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, da Universidade do Minho. "O seu objectivo consiste em estimular a curiosidade e a vontade de aprender em pessoas idosas, utilizando diversas actividades que requerem a sua participação e intervenção", refere Daniel Ribeiro, da organização. Com este trabalho, Marco Freitas pretende fomentar uma sociedade mais justa, plural e democrática, em que as barreiras de acesso ao conhecimento e à participação cívica e social não sejam restringidas pela idade, nem por factores que potenciem a exclusão. É então assim que surge a aportunidade de apresentar o tema "Velhos são os trapos! Vida activa depois do 65 anos no PubhD.


A outra oradora da 14ª sessão é a Rosana Alves, aluna de doutoramento no Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho onde trabalha com dois micróbios aparentados Candida albicans e Candida glabrata, que de cândidos não têm nada. Estes organismos são fungos, como tal insensíveis aos antibióticos, que nos podem provocar graves infecções. O principal objectivo de Rosana Alves é compreender como é que eles conseguem sobreviver esquivando-se às defesas do corpo humano e resistindo aos medicamentos específicos. Desvendar os mecanismos por detrás destas estratégias permitirá melhorar o diagnóstico e desenvolver novos fármacos para o tratamento destas micoses. Adeus às micoses, é o tema que se propõe discutir no PubhD desta quinta-feira.


Daniel Ribeiro adiantou à RUM que já está a ser pensada uma 15ª edição do PubhD, em Abril, mas até agora não adianta mais informações.


Deixa-nos uma mensagem