ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Inês Marinho

Cultura 31.10.2017 10H15

Diversidade marca programa cultural do Teatro Gil Vicente

Escrito por Inês Marinho
O Teatro Gil Vicente, em Barcelos, tem preparadas para o mês de Novembro várias actividades. Música, dança, teatro, conferências e formações são as apostas para a programação do penúltimo mês do ano.

O Teatro Gil Vicente, em Barcelos, tem uma programação cultural diversificada para o mês de Novembro. Entre propostas como música, conferências, performances, dança e cinema, a grande aposta do município na programação prende-se com as formações em teatro disponibilizadas à população de forma gratuita. "O mês de Novembro inicia-se com um conjunto de propostas na área da formação do teatro e que terá continuidade em Dezembro". 


A formação em teatro é creditada pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) e, posteriormente, pela companhia de teatro do município de Barcelos "A Capoeira". As formações consistem nas áreas da caracterização e direcção de cena e não têm qualquer custo associado, uma vez que o município assume as despesas da formação. "Acreditamos que o município pode ter bons grupos de teatro se houver pessoas e actores formados", refere Armandina Saleiro.


A par das formação em teatro, o Teatro Gil Vicente promove a partir do dia 2 de Novembro quatro noites de cinema, organizadas em parceria com a Associação Zoom - Cineclube de Barcelos. Em exibição vão estar filmes como “Extensões do 25.º Curtas Vila do Conde”; “A Noiva estava de luto” de François Truffaut, no dia 16 de Novembro; “Weekend” de Jean-Luc-Godard, no dia 23 e “Hardly Working” de Jerry Lewis, no dia 30. As sessões têm início às 21h30 e entrada paga.


No dia 4 de Novembro é inaugurada uma exposição de fotografia da autoria de Marta Gaspar intitulada "Urbanidades". A música marca também presença no Teatro Gil Vicente, no dia 17 de Novembro, às 21h30, com “Kether/Travo/Quadra/Malcontent”. Já no dia 8, às 15h00, é a vez do Grupo de Cantares da Cruz Vermelha de Campo e nos dias 24 e 25, às 21h30, acontece “O Encontro de Coros”.


O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) promove várias iniciativas no decorrer do mês. No dia 3 de Novembro, pelas 22h00 acontece a Noite de Serenatas, no âmbito do XII Barca Celi – Festival de Tunas Cidade de Barcelos. Nos dias 10 e 11 tem lugar o evento “Digicom 2017” – Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital. No dia 22, às 21h00, chega ao Teatro Gil Vicente o espectáculo “Aqui há Dança” do Fundo de Emergência do IPCA, com um cariz solidário.


A dança marca presença no dia 15, às 21h00, com as sessões da Folk Sessions Barcelos, da Coreto - Associação para a Promoção de Artes e Culturas, já conhecidas do público barcelense.


A grande maioria dos espetáculos tem entrada gratuita. Os bilhetes podem ser adquiridos no local, através de reserva por e-mail ou telefone.

Deixa-nos uma mensagem