ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Lara Antunes             
Lara Antunes

Cultura 09.11.2015 12H20

CTB estreia “Oratória do Vento" no Theatro Circo

Escrito por Lara Antunes
Um texto escrito por Vergílio Alberto Vieira, que a Companhia de Teatro de Braga vai levar ao palco do Theatro Circo, esta quinta-feira, em estreia mundial. 

“Em busca do nosso lugar”. Esta pode muito bem ser uma das frases que caracteriza o estado de alma de muitos de nós. “Em busca do nosso lugar” descreve também a problemática central retratada na peça “Oratória do vento, Lenda de Santa Maria Egipcíaca”. Um texto escrito por Vergílio Alberto Vieira, que a Companhia de Teatro de Braga vai levar ao palco do Theatro Circo, esta quinta-feira, em estreia mundial.


“Ao mesmo tempo que fala de uma antiguidade dos primórdios do Cristianismo, este texto de Vergílio Vieira fala também da nossa contemporaneidade, do que está a acontecer hoje na Europa e no mundo”, referiu Rui Madeira, director da CTB, na sessão de apresentação do espectáculo.


O director da Companhia de teatro de Braga, que é também o encenador deste espectáculo, confessou que participar na concepção desta peça “é uma experiência muito forte”, devido aos conteúdos que são abordados.

“Digo-vos com muita franqueza: mexer neste texto, nos dias de hoje é uma experiência muito muito forte. Depois de este trabalho, eu sinto-me mais profundamente consonante com a minha formação cristã, mais consciente da radicalidade que uma boa leitura do Novo Testamento nos obriga e, que se calhar, nos faria bem a todos”, disse Rui Madeira.


“A espantosa qualidade poética” do texto escrito por Vergílio Alberto Vieira “obrigou a um trabalho violéntissimo por parte dos actores”, colocando-lhes uma série de desafios. Segundo Rui Madeira, o texto “obriga os actores a abandonarem as suas zonas de conforto enquanto actores; obriga a mexer na maneira de fazer”.


O Theatro Circo acolhe, esta quinta-feira, a estreia mundial da peça “Oratória do vento, Lenda de Santa Maria Egipcíaca”, pela Companhia de Teatro de Braga, prolongando-se pelos dias 13, 24, 25 e 26, e ainda pelo mês de dezembro, nos dias 1,2 e 3. O espectáculo tem início às 21h30 na sala pincipal. O custo do bilhete é de 10 euros, ou metade mediante apresentação do Cartão Quadrilátero.

Deixa-nos uma mensagem