ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: CIM Cávado
Tiago Barquinha

Regional 26.04.2024 16H49

CIM Cávado recebe 133,6 milhões através do Norte 2030

Escrito por Tiago Barquinha
Divide-se por dois programas: FEDER e FSE+.

A Comunidade Intermunicipal do Cávado vai lidar com uma dotação de 133,6 milhões de euros. O anúncio foi feito, esta sexta-feira, em comunicado, tendo por base um acordo assinado, dois dias antes, com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), responsável pela gestão dos fundos comunitários.


O montante alocado ao plano de ação ‘ITI Cávado 2030’ divide-se entre o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), 122,3 milhões, e o Fundo Social Europeu Mais (FSE+), 11,3 milhões. Cerca de metade do valor total, 55,1%, destina-se a investimentos relacionados com equipamentos escolares, sociais e coletivos, regeneração urbana, qualificação de espaços públicos e cultura, de acordo com a nota, numa “lógica de sustentabilidade e eficiência”. 


Outra das parcelas, orçada em 48,7 milhões via FEDER, foca-se nas redes de água e saneamento, eficiência energética dos edifícios públicos e na digitalização. O ‘ITI Cávado 2030’ apresenta também uma vertente, avaliada em 11,2 milhões, por intermédio do FSE+, dedicada ao apoio social e inclusão, promoção do sucesso educativo, qualificação de serviços e apoio ao emprego, além de uma dimensão associada a políticas públicas que promovam o empreendedorismo e incentivam o investimento empresarial.


A cerimónia realizou-se no Castelo de Penedono, no distrito de Viseu, e contou com a presença do ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. Para além da CIM Cávado, que foi representada pelo presidente, Ricardo Rio, assinaram os respetivos contratos as outras CIM’s da região Norte e a Área Metropolitana do Porto.

Deixa-nos uma mensagem