ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Daniel Vieira da Silva

Desporto 22.08.2017 07H35

Branquinho e André Gomes: "Personas non gratas" no Sá Leite

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Os dois atletas, apesar de terem contrato com o clube bracarense, assinaram com o Futebol Clube do Porto. No caso do ponta-esquerda, o ABC inscreveu-o na competição e o caso poderá chegar ao Tribunal Arbitral do Desporto.

A saída dos dois jogadores para o Futebol Clube do Porto apanhou de surpresa os dirigentes do ABC/UMINHO. Diogo Branquinho ainda tinha mais um ano de contrato com os bracarenses e a sua transferência para o Porto foi feita "à revelia do ABC/UMINHO" que, entretanto, já inscreveu o jogador nas provas nacionais. Os azuis e brancos fizeram o mesmo junto da Federação Portuguesa de Andebol e, caso os dois clubes não cheguem a entendimento para uma eventual transferência, a federação poderá remeter o caso para o Tribunal Arbitral do Desporto. Essa situação, pela morosidade da mesma, poderá implicar que o atleta fique sem poder competir ao longo desta temporada. No caso de André Gomes, o caso é semelhante. O jovem teve, ainda assim, um Campeonato do Mundo infeliz, uma vez que fracturou a perna e estará ausente da competição durante alguns meses. O jogador tinha mais anos de contrato com o ABC/UMINHO, mas o seu caso poderá ter o mesmo fim.


O contrato de André Gomes com o ABC tinha sido assinado pelo próprio e pelos seus representantes legais, uma vez que o jogador não era maior de idade. No caso de Diogo Branquinho, o contrato que o liga ao ABC foi assinado pelo próprio atleta.


A situação, sabe a RUM, gerou um “mau estar generalizado” nos corredores do Sá Leite, com os ex-colegas de equipa e ex-treinadores a condenarem a postura dos atletas. Questionado sobre o caso, o actual treinador, Jorge Rito disse não conhecer pessoalmente Diogo Branquinho, lembrando que apenas teve “uma relação distante" com o atleta. Ainda assim, frisou que Branquinho "tinha mais um ano de contrato com o ABC e não cumpriu", afirmando que "isso não é normal”. Rito disse ainda que, depois deste caso, “o seu regresso ao ABC é uma hipótese muito remota”.


Já Humberto Gomes mostrou-se surpreendido com a atitude do ex-colega de equipa: “Sim, estou surpreendido, claro que estou. Os contratos são para cumprir, mas cada atleta tem de assumir as consequências dos actos que tomam. Por isso, ele saberá o que fez”, concretizou o capitão dos academistas.

Deixa-nos uma mensagem