ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

PUBHD             
Inês Marinho

Academia 27.04.2017 02H13

As Forças Armadas também vão aos copos no PUBHD

Escrito por Inês Marinho
Braga recebe mais uma edição do PubHD, no Sé La Vie, dia 27 de Abril, às 21h00. Desta vez, oradores ligados à área da Engenharia Civil e Economia e Gestão, apresentam as suas teses de doutoramento e mestrado.

A ciência não se cansa de 'ir aos copos' e de viajar de bar para bar. De Guimarães para Braga e vice-versa, o PubHD continua a esclarecer uma plateia curiosa, que encoraja vários estudantes e investigadores a apresentarem as suas teses de mestrado e doutoramento. Dia 27 de Abril, quinta-feira, no Sé La Vie em Braga, é tempo de falar sobre pavimentos de estradas e das Forças Armadas do Brasil, na 15ª edição do PubhD, organizado pelo STOL - Science Through Our Lives. 


André Moreira é aluno de doutoramento em Engenharia Civil no Centro para o Território, Ambiente e Construção, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Segundo Daniel Ribeiro, da organização do PubhD, este estudante pretende, com o seu trabalho, "criar uma metodologia que ajude as administrações rodoviárias a decidir qual o tipo de pavimento a utilizar numa determinada estrada". Além do factor custo, são também considerados o conforto, a segurança e o impacto ambiental do pavimento, permitindo às administrações escolher a melhor alternativa consoante vários factores. "Como evitar um pedaço de mau caminho" é o tema apresentado por André Moreira.


Yuri Trigo é aluno de mestrado na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e a sua investigação centra-se nas operações de crédito externo. O mestrando pretende saber se, "perante a necessidade de aquisição de um bem de elevado valor, o potencial comprador optaria por retirar da sua conta bancária o montante necessário ou, alternativamente, por contrair um empréstimo". Daniel Ribeiro explicou à RUM que "o que o Yuri está a tentar saber como é que as Forças Armadas do Brasil podem adquirir material militar de uma forma sustentável". "Quem gasta o que não tem é ladrão de si próprio" é o ponto de partida de Yuri Trigo.


Daniel Ribeiro confessa à RUM que o PubhD tem "sempre alguém para participar, mas ainda assim fica o convite a toda a academia que quiser inscrever-se".


 

Deixa-nos uma mensagem