ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Nuno Gonçalves             
Vanessa Batista

Academia 19.03.2019 11H54

Académicas querem rever modelo de acesso ao ensino superior

Escrito por Vanessa Batista
Foi uma das conclusões do Encontro Nacional de Direccções Associativas (ENDA) que teve lugar em Aveiro este fim-de-semana.
O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis, a fazer um balanço do ENDA aos microfones da RUM.

false / 0:00

Acção social, abandono escolar, acesso ao ensino superior e organização do mesmo foram algumas das temáticas abordadas no Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA) que decorreu nos dias 16 e 17 de Março, em Aveiro.


Segundo o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), neste encontro ficou clara a necessidade de criar "uma comissão para rever o modelo de acesso ao ensino superior", um dos temas mais discutidos no passado fim-de-semana, mas que também é tema recorrente "nas conferências de reitores", lembra Nuno Reis. Para o representante máximo dos estudantes da academia minhota é preciso "perceber se de facto o modelo actual de acesso ao ensino superior, que implica o estudante ter nota mínima nas provas de acesso, continua a fazer sentido nos dias de hoje, quando o objectivo é alargar o número de alunos a ingeressar no ensino superior". 


Outra das medidas considerada como prioritária está relacionada com a importância dos estágios curriculares dos estudante durante o seu percurso nas universidades e politécnicos. Não lhes são atribuídas as condições necessárias de alimentação e transporte para concretizar esses estágios, denunciam, daí que estejam apostados em colocar essa mesma questão ao Governo.


Quanto ao estímulo ao emprego científico, o presidente da AAUM alerta que é "importante propor a construção de um relatório de implementação do programa". Para além diss,o o presidente da AAUM afirma que é fundamental "redefinir as metas do próprio Programa + Superior que continua a funcionar num vazio de ideias e implementação". 



Dia Nacional do Estudante assinalado na UMinho com Fórum de Núcleos


Para o Dia Nacional do Estudante, 24 de Março, a AAUM tem previsto um conjunto de reuniões "com todos os representantes dos núcleos e secções da Universidade, no Fórum Núcleos". A actividade visa a "consciencialização para a data. Discussões que na óptica de Nuno Reis são prementes para "começar a trabalhar num projecto a longo prazo para o ensino superior". 

Deixa-nos uma mensagem