ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Redação

Academia 02.05.2024 07H40

Julgamento da morte de alunos em Braga decorre hoje à porta fechada

Escrito por Redação
Julgamento relativo à morte de três alunos da Universidade do Minho devido à queda de um muro em 2014, em Braga, vai decorrer hoje à porta fechada, para “salvaguardar a moral pública”.

O julgamento relativo à morte de três alunos da Universidade do Minho devido à queda de um muro em 2014, em Braga, vai decorrer hoje à porta fechada, para “salvaguardar a moral pública”.

A juíza Júlia Ferreira Mendes alude ainda à “natureza sensível” da matéria patente nos autos, à salvaguarda da dignidade das pessoas e à necessidade de garantir o normal funcionamento do julgamento.


A ação foi interposta pelos pais das três vítimas, que exigem à Câmara de Braga e a um condomínio uma indemnização total de 450 mil euros, pela morte e danos não patrimoniais.

Os factos remontam a 23 de abril de 2014, quando, quatro alunos da Universidade do Minho foram para cima de um muro, nas imediações da academia, que acabou por ruir, matando três estudantes que estavam na base.


O muro acabou por ruir, matando três estudantes que estavam na base, também a celebrar.

O muro em questão era uma estrutura que, em tempos, tinha acolhido as caixas de correio de um prédio existente em frente.

Os pais das vítimas consideram que quer a Câmara quer a administração do condomínio daquele prédio estariam a par do risco de a estrutura ruir, mas nada fizeram para impedir o acesso ao local.


A Câmara Municipal de Braga negou a indemnização, por considerar não ter responsabilidade no acidente.

O administrador do condomínio disse que em 2010 tinha alertado a Câmara de Braga para o risco de queda daquela estrutura, que apresentava "fissuras" e "alguma inclinação", havendo também "lombas" no passeio contíguo, provocadas pelas raízes de árvores.


c/Lusa

Deixa-nos uma mensagem