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Liliana Oliveira

Regional 03.05.2024 20H58

Famalicão lança Bairro Comercial Digital para "modernizar o comércio local"

Escrito por Liliana Oliveira
Projeto estende-se até setembro de 2025 e contabiliza-se já a adesão de 455 lojas do comércio de proximidade do centro urbano famalicense.

Vila Nova de Famalicão lançou o projeto Bairro Comercial Digital, com o objetivo de modernizar e digitalizar o comércio tradicional. O município pretende, assim, "promover a transformação digital e a modernização económica dos estabelecimentos da área urbana, tornando o comércio e o espaço público mais atrativo, com iniciativas criativas, lúdicas e promotoras de boas experiências de consumo, centradas nas pessoas e no apoio aos comerciantes". 


“É um projeto com diferentes valências, com um eixo de dinamização económica e transição digital dos estabelecimentos comerciais, mas também de implementação de medidas e equipamentos que permitam a conetividade do espaço urbano e a mobilidade inteligente, com melhoria de sinalética, que no renovado centro urbano e a juntar às ações que temos promovido de dinamização deste espaço, queremos que promova mais atratividade e que seja uma boa experiência de consumo” apontou o presidente de Câmara, Mário Passos. 


O projeto de implementação do “Bairro Comercial Digital – Comércio da Vila” é um consórcio do Município e da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), com um orçamento de cerca de 706 mil euros, aprovado em candidatura formalizada ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Entre outras responsabilidades, ao Município cabe o reforço da rede Wi-Fi no perímetro de implementação do Bairro Comercial Digital, a criação de infraestruturas e animação multimédia, a sensorização do estacionamento e da sinalética.


A gestão de um Market Place que agregue as várias lojas, o sistema logístico de entrega e a promoção de planos de capacitação e formação na área digital, são ações que ficam na esfera de gestão da ACIF.

Fernando Xavier Ferreira, presidente da Associação Comercial e Industrial, deu conta de que “este é um passo determinante para o comércio, tendo em conta que hoje o mundo é digital - e temos de ser pragmáticos - os clientes exigem que nos adaptemos a esta realidade”.


Foi neste contexto que foi ainda apresentada a “Aceleradora Digital”, um projeto dinamizado também no terreno pela ACIF e que disponibiliza financiamento até 2 mil euros por loja para formação e capacitação para o comércio digital. “Vai retirar aos empresários o peso do investimento e é uma oportunidade para capacitar empresários e colaboradores na área digital” apontou ainda o presidente da ACIF.

A implementação deste projeto vai estende-se até setembro de 2025 e contabiliza-se já a adesão de 455 lojas do comércio de proximidade do centro urbano famalicense. 

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