ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Academia 09.01.2021 10H21

Virologista do IPO Porto garante que "vacinas são completamente seguras"

Escrito por Liliana Oliveira
Hugo Sousa considera que alarmismo em torno da morte da funcionária do IPO "está relacionado com a mediatização da informação".
Hugo Sousa, virologista no IPO do Porto, sobre a segurança das vacinas contra a Covid-19

false / 0:00

Hugo Sousa é virologista no IPO do Porto e foi vacinado contra a covid-19 esta semana. O médico, que já esteve ligado à Escola de Medicina da Universidade do Minho, garante que "as vacinas são completamente seguras". 


A Agência Europeia do Medicamento e a Comissão Europeia deram luz verde à vacina da Moderna, esta semana, que se junta à já autorizada e comercialziada vacina da Pfizer/BioNTech. 

Hugo Sousa não tem dúvidas: "ambas são recomendáveis". Muitas são as dúvidas quanto a quem pode ou deve tomar a vacina. Segundo o virologista a única restrição conhecida está relacionada com as mulheres grávidas. "Foram testadas pessoas com patologias cardíacas e respiratórias e foi considerada segura. Aliás, a doentes com patologias respiratórias é recomendado, anualmente, fazer a vacina da gripe e pneumocócica", informou.



Alarmismo em torno da morte da funcionária do IPO "está relacionado com a mediatização da informação e é preciso cuidado com isso"


Uma auxiliar do IPO do Porto faleceu dois dias depois de ser vacinada contra a Covid-19. A notícia causou alarmismo, principalmente junto das pessoas que já estão hesitantes quanto à vacina. 

A trabalhar no IPO, Hugo Sousa explicou que "o caso ainda vai ter uma conclusão mais para a frente, apesar dos resultados preliminares da autópsia apontarem para não haver qualquer ligação com a vacina". "Todas as vacinas no mercado passaram por testes muito largos. A maior parte das vacinas foram testados em 40 mil pessoas e em nenhum caso foi identificada reação que pusesse em causa a segurança do doente", acrescenotu. 


O virologista lembrou também que qualquer medicamento pode causa efeitos secundários. "É perfeitamente normal que possam existir casos de reações à vacina, mais simples ou mais complicadas, e acontece com qualquer medicamente desde o simples paracetamol ao medicamento mais complexo. Esta questão do alarmismo está relacionada com a mediatização da informação e é preciso cuidado com isso", sublinhou.



*Desde 1 de Janeiro a RUM passou a usar o novo acordo ortográfico

Deixa-nos uma mensagem