ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Liliana Oliveira

Regional 14.06.2021 14H16

Violência contra idosos aumentou 20% no último ano

Escrito por Liliana Oliveira
Um em cada seis idosos sofreu de violência, nos últimos 12 meses, mas só 4% das vítimas apresentam queixa. Comissão de Proteção ao Idoso lançou, esta segunda-feira, a campanha “O Silêncio tem Voz: Diz não à violência contra as Pessoas Idosas”.
Carlos Branco, presidente da Comissão de Proteção ao Idoso, 

false / 0:00

"Um em cada seis idosos sofreu de violência, nos últimos doze meses". O número foi avançado pelo presidente da Comissão de Proteção ao Idoso (CPI), Carlos Branco, na sessão de apresentação da Campanha “O Silêncio tem Voz: Diz não à violência contra as Pessoas Idosas”, que decorreu esta segunda-feira, 14 de junho, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado.


Carlos Branco diz que a violência contra os mais velhos "aumentou 20%, no último ano", algo que pode ser justificado com o confinamento, que é propício a esses atos, mas, segundo o responsável, também podemos "estar a assistir a algumas mudanças das pessoas", que se predispõem a apresentar mais queixas. Neste momento, "apenas 4% das vítimas apresentam queixa, o que torna as estatísticas dúbias".


Até à próxima sexta-feira, mais de 12 mil alunos, de 50 agrupamentos de escolas do Norte do país, vão dedicar-se à temática, debatendo a sua importância dentro da sala de aula. No site criado para o efeito, estão disponíveis vídeos, textos e informações sobre a violência contra a pessoa idosa, que deverão promover o debate entre as novas gerações. 

A CPI desenvolveu um inquérito antes da iniciativa, "para perceber a sensibilidade que os jovens tinham em relação ao tema", e voltará a questionar as faixas etárias mais jovens para "perceber o impacto da campanha".


"O Silêncio tem Voz" é uma campanha de sensibilização contra a violência sobre as pessoas idosas, que vai decorrer nas escolas, envolvendo professores e alunos. Promovida pela CPI, associação que se dedica à defesa e promoção dos direitos das pessoas idosas, desde 2013, a iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

Deixa-nos uma mensagem