ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 25.11.2022 17H21

Universidades têm de dar um “salto qualitativo” na estratégia de internacionalização

Escrito por Vanessa Batista
Palavras são do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, que encerrou a 2ª Conferência de Internacionalização, na Universidade do Minho.

O Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, deixou “trabalhos de casa” para os responsáveis das instituições de ensino superior.


Na sessão de encerramento da 2ª Conferência de Internacionalização, que teve como objetivo refletir sobre o tema da inclusão no ensino superior durante dois dias, na Universidade do Minho, o responsável frisou a necessidade de “aprofundar o processo de internacionalização”, nomeadamente, com a construção de um verdadeiro “perfil”.


“Continuamos a ensinar e a avaliar os estudantes internacionais como um grupo coeso do ponto de vista das nacionalidades, cultura e língua”, alerta. Ou seja, do ponto de vista do currículo e de ensino aprendizagem, as universidades ainda não interiorizaram esse processo como é confirmado no estudo “Estimativa para o Impacto Económico e Sociocultural dos Estudantes Internacionais em Portugal" da autoria de Ricardo Biscaia, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.


Para o Secretário de Estado é premente que exista um “salto qualitativo” na estratégia de internacionalização em termos de “qualidade, profundidade e enraizamento”, que deverá ser conseguido através de um processo de reflexão conjunto entre academias e outros parceiros como empresas.


Pedro Nuno Teixeira deixa a porta aberta a futuros apoios financeiros, apesar das limitações do Ministério do Ensino Superior, no âmbito da discussão do novo modelo de financiamento do setor.

Deixa-nos uma mensagem