ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redação

Academia 28.03.2023 19H20

Universidade do Algarve aloca 2% das vagas para candidatos do escalão A

Escrito por Redação
Reitor Paulo Águas considera que a proposta do Ministério do Ensino Superior "promove a inclusão através de uma discriminação positiva para estudantes provenientes de estratos sócio-económicos mais desfavorecidos".

A Universidade do Algarve vai aderir à porposta do Governo e alocar 2% das vagas, em cada ciclo de estudos, para estudantes do Secundário beneficiários do escalão A da ação social escolar, através de um contingente prioritário.


Segundo o reitor Paulo Águas a medida proposta pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior "promove a inclusão através de uma discriminação positiva para estudantes provenientes de estratos sócio-económicos mais desfavorecidos".


O ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou, em fevereiro, que o projeto-piloto avançará no próximo ano letivo, com as universidades e institutos politécnicos aderentes. No ano seguinte, o objetivo é ter mais instituições a voluntariarem-se, altura em que será feita uma avaliação daquela via de acesso. Este contingente será monitorizado através de um projeto financiado pela Comissão Europeia. Mediante essa avaliação, será generalizado a todo o concurso nacional de acesso em 2025.


Para se candidatar ao contingente prioritário da Universidade do Algarve o estudante deve, cumulativamente, ser titular de um curso de ensino secundário concluído até ao ano letivo 2022/23; fazer prova de capacidade para frequência do ensino superior; e não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional. De acordo com a informação nesta terça-feira disponibilizada pela instituição, a "candidatura consiste na indicação, por ordem decrescente de preferência, dos cursos para os quais o estudante dispõe das condições de candidatura adequadas e onde se pretende inscrever".


c/JN

Deixa-nos uma mensagem