ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 14.10.2021 07H00

UMinho celebra centenário de Victor de Sá com lançamento de duas obras

Escrito por Vanessa Batista
“A crise do liberalismo e as primeiras manifestações das ideias socialistas em Portugal”, foi reeditada pela UMinho Editora e será apresentada esta quinta-feira. A academia vai lançar, em 2022, uma obra relacionada com o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea.
Declarações à RUM da vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins.

false / 0:00

A Universidade do Minho apresenta, esta quinta-feira, a reedição da dissertação de doutoramento de Victor de Sá. “A crise do liberalismo e as primeiras manifestações das ideias socialistas em Portugal” , defendida em 1969 na Universidade de Paris Sorbonne, França, foi reeditada pela UMinho Editora. A iniciativa está integrada no quadro celebrativo do centenário do nascimento do professor, historiador e opositor do fascismo.


Trata-se de uma forma, nas palavras da vice-reitora para a Cultura e Sociedade, de "honrar" e "manter viva" a obra de Victor de Sá.


Ao todo serão disponibilizados, em formato físico, 200 exemplares (vendidos por 25 euros) de uma obra que estava, até então, esgotada. A grande novidade, revela à RUM Manuela Martins, passa pela disponibilização da obra em formato livre na plataforma da editora da academia minhota, para que também as comunidades portuguesas possam ter acesso ao seu conteúdo que continua a ser importante, não só para estudantes de história.


A apresentação do livro de Victor de Sá terá lugar no salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga, a partir das 18h00. A reedição da obra estava a ser planeada desde 2018 pela UMinho Editora. 


A obra será apresentada por Ramon Villares, doutor honoris causa da UMinho. A sessão vai ser presidida pelo reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e conta com a presença do historiador José Viriato Eiras Capela, professor aposentado do Departamento de História da UMinho, e do diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho, Eloy Rodrigues.


Victor de Sá teve, ao longo da sua vida, uma relação de proximidade com a instituição de ensino superior minhota. De sublinhar que o historiador foi o responsável pela primeira aula de história da UMinho, no ano de 1975/76, no Largo do Paço.


Outra das novidades que pretende marcar o centenário do nascimento de Victor de Sá, passa pela publicação da segunda edição da obra “O mundo continuará a girar”. Em 2012, foi editado o primeiro volume com os vinte galardoados com o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea. Manuela Martins avança, aos microfones da RUM, que no próximo ano, a ideia passa por elencar as investigações premiadas, de modo também a assinalar a 30ª edição do prémio.

Deixa-nos uma mensagem