ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves
Liliana Oliveira

Academia 08.01.2021 22H02

Sede em Gualtar e alojamento são os grandes objetivos da AAUMinho em 2021

Escrito por Liliana Oliveira
Órgãos sociais da Associação Académica da Universidade do Minho tomaram posse esta sexta-feira, em Azurém.
Rui Oliveira, presidente AAUMinho, e Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, na sessão solene da tomada de posse

false / 0:00

"Um caminho de futuro faz-se com as respostas certas no presente e, se é certo que o sol já foi mais brilhante, também sabemos que é nas grandes crises que surgem as grandes oportunidades". Foi desta forma que Rui Oliveira deu o tiro de partida para o seu segundo mandato como presidente da Associação Académica da Universidade do Minho. 


Pela primeira vez na história, a tomada de posse não aconteceu no Largo do Paço, em Braga, mas no auditório nobre do campus de Azurém. 


Rui Oliveira venceu as eleições de Dezembro, ao reunir a preferência de mais de 70% dos estudantes que votaram. 

Ano novo, nova casa. Desde logo para a própria direcção. No discurso da tomada de posse, o estudante de Engenharia Mecânica apontou como uma das prioridades para o segundo mandato o arranque das obras para a sede da AAUMinho, no interior do campus Gualtar. "Depois de um ano de levantamento das necessidades da estrutura, agora é tempo de iniciar a fase seguinte e avançar para a obra, cuja concretização se revela, a cada dia, mais urgente", afirmou. O objetivo é, por isso, que o projeto para a nova casa da AAUMinho seja conhecido em breve e a primeira pedra seja colocada ainda este ano.


E 'casa' para os estudantes volta a ser uma das reivindicações do presidente da AAUMinho. "Mesmo com o esforço dos executivos camarários, da Universidade e da Associação Académica, o alojamento estudantil continua sem parecer prioritário para a nossa tutela", lamentou o presidente da AAUMinho, lembrando que "não se verifica qualquer intervenção de registo desde 1998, quando a UMinho tinha menos 5.000 alunos".



 Transição digital do sistema de transportes vai iniciar "no próximo semestre"


Rui Oliveira criticou ainda "o valor da bolsa mínima para alunos de mestrado, que é inferior ao das propinas cobradas obrigando-os, em última instância, a abdicar dos seus estudos".


A direcção da Associação Académica tem já definido o grande compromisso para 2021: "A construção de uma universidade pública de todos, com qualidade".

Rui Oliveira quer estar próximo dos estudantes e envolvê-los cada vez mais nas decisões, sendo pretensão que as comissões de curso funcionem melhor e reforçar da participação estudantil nos conselhos pedagógicos.


Em dia de recomeço, o estudante assegurou que a transição digital do sistema de transportes vai iniciar "no próximo semestre".



Colaboração com a AAUMinho assenta em "princípios de franqueza, lealdade e respeito"


O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, espera "continuar uma colaboração que tem sido muito profícua, entre a AAUMinho e a Universidade". "Uma colaboração que assenta em princípios de franqueza, lealdade, respeito pela autonomia e pela esfera própria de cada uma das entidades, que se traduz em resultados positivos para os estudantes e para a própria universidade", acrescentou.


Rui Vieira de Castro frisou a "importância que a Associação Académica tem para a UMinho", dando conta de objectivos comuns, como é o caso do incentivo "à participação dos estudantes na vida instuticional ou o alojamento". 


O reitor saudou ainda o aumento da participação dos estudantes no ato eleitoral que ditou a vitória de Rui Oliveira. Pela primeira vez na história, as eleições para os órgãos sociais da AAUMinho realizaram-se através do voto eletrónico. "Foi um passo dado na direção certa", finalizou.

Rui Vieira de Castro reafirmou ainda "o compromisso de arranjar um local em Azurém para a criação de um espaço Recurso semelhante ao de Gualtar.



Deixa-nos uma mensagem