ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Nacional 19.01.2021 18H21

S.TO.P acusa Governo de "irresponsabilidade" por manter escolas abertas

Escrito por Liliana Oliveira
O Sindicato de Todos os Professores acusa o Governo de falta de respeito pelos professores, alunos e profissionais de saúde, ao manter as escolas abertas, numa altura em que o Sistema de Saúde está perto da rutura.
Declarações de André Pestana, do Sindicato de Todos os Professores

false / 0:00

O S.TO.P. - Sindicato de Todos os Professores – lamenta que o Governo insista em manter as escolas abertas, quando o sistema Nacional de Saúde se encontra perto da rutura.


Em declarações à RUM, o coordenador nacional deste sindicato, André Pestana, acusa o Governo de António Costa 

"irresponsabilidade" ao manter as escolas abertas, quando a maioria dos especialistas "defendia que não podia manter-se o ensino presencial". Além disso, o sindicato considera ser "uma desconsideração pelos profissionais de

educação, alunos e famílias, mas também de profundo desrespeito pelos profissionais de saúde". "A questão não é se as escolas vão fechar, é quando vao fechar, mas cada dia de atraso implica milhares de mortes a mais", acrescentou André Pestana. 


Também o Sindicato de Todos os Professores considera o ensino presencial preferível e, por isso, sugeriu ao Governo a adoção de medidas preventivas para o regresso às aulas em Setembro, nomeadamente "redução do número de alunos por turma, separadores acrílicos ou medição corporal diária". "O Governo não aceitou as propostas do S.TO.P e a falta de medidas vai pôr em causa o próprio ensino presencial", disse ainda.


Ainda que se percam "cinco semanas para o ensino online", referiu André Pestana, "é menos mau do que a rutura total dos serviços de saúde". "Podemos recuperar as semanas em Junho, na Páscoa ou questionar a paragem do Carnaval, mas a vida de milhares de pessoas é irrecuperável", justificou.

Deixa-nos uma mensagem