ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Regional 10.04.2021 07H00

Sociedade de capital de risco investe 400 mil euros em quatro startups de Braga

Escrito por Pedro Magalhães
Cada uma das startups irá receber um total de 100 mil euros, destinados ao desenvolvimento tecnológico de projetos e à contratação de recursos humanos.  
Declarações à RUM de Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga

false / 0:00

As startups Ablute, BestHealth4U, Rubynanomed e We Can Charge, da comunidade da Startup Braga, viram aprovado um financiamento de 400 mil euros da Portugal Ventures, uma sociedade privada de capital de risco.


Cada uma das startups irá receber um total de 100 mil euros, destinados ao desenvolvimento tecnológico de projetos e à contratação de recursos humanos.


À RUM, o diretor da Startup Braga, Luís Rodrigues, diz que a verba "é muito relevante", visto que o "financiamento, muitas vezes, escasseia no ecossistema de inovação", situação que "acaba, em vários dos casos, por não permitir que muitas soluções inovadoras não cheguem ao mercado".


Sobre os projetos que foram aprovados em cada uma das startups, o responsável revela que três são da área da saúde e um é da área da economia digital.


No caso da Ablute, o projeto prevê o desenvolvimento de um protótipo de um dispositivo para a urianálise. Já na BestHealth4U, o valor será destinado à criação de um adesivo médico, semelhante às características da pele. 


Na Rubynanomed, o financiamento servirá para continuar a desenvolver um produto de diagnóstico não invasivo que fornece informações em tempo real sobre a progressão do cancro. Na We Can Charge, o projeto em causa é o desenvolvimento de redes de carregamento privadas para veículos elétricos.



Startups receberam 25 milhões de euros em investimento de capital de risco só em 2021

Os 400 mil euros arrecadados pelas quatro startups juntam-se a um total de cerca de 25 milhões que a Startup Braga já recebeu, este ano, em investimento de capital de risco.


No total, desde 2014, a Startup Braga tem um investimento acumulado de 86 milhões de euros, valor que "tem tido um impacto fundamental no desenvolvimento" do ecossistema de inovação bracarense, afirma Luís Rodrigues.

Deixa-nos uma mensagem