ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Elsa Moura

Regional 18.01.2021 15H00

Ricardo Rio. “Pouco mais se podia fazer na organização do FORUM”

Escrito por Elsa Moura
Presidenciais. Voto antecipado no Altice FORUM Braga com alguns constrangimentos nalgumas horas do dia.
Ricardo Rio a propósito da organização local relativamente ao voto antecipado e dos preparativos para dia 24 nas diferentes freguesias de Braga

false / 0:00

O presidente da Câmara Municipal de Braga afirma que pouco mais podia ser feito na organização do exterior do Altice FORUM Braga para o voto antecipado, este domingo, local onde votaram mais de 5.200 pessoas para as presidenciais. 


Ao final da manhã de ontem, a elevada afluência de eleitores resultou no incumprimento das distâncias mínimas de segurança, uma vez que as grades que separavam as filas obrigavam a uma aproximação difícil de gerir por parte dos cidadãos.


Confrontado a propósito das queixas que surgiram, Ricardo Rio lembrou que esta era uma das razões para defender o adiamento das eleições. “A crítica não é contornável por nenhuma forma de organização. Concretizar um ato eleitoral num período de confinamento não é uma boa ideia”, começou por referir. Por isso, na opinião do autarca, “salvo ligeiros pormenores, pouco mais seria possível fazer”.


O social democrata sublinha que “não se pode criar um polícia para cada pessoa e se há regras, o que se exige é que as próprias pessoas sejam as primeiras a promover esse distanciamento”.


A organização coube à equipa do Altice FORUM Braga. O autarca lembrou “a lógica do xadrez” que já existe dentro dos auditórios e que essa “seria a conduta exigível às pessoas”, considerando que “não seria preciso marcar os lugares no chão para perceberem e assegurarem o distanciamento”, acrescentou.


O autarca insiste que “o problema não está na organização mas sim no princípio”, e antevê mais aglomerados do deste tipo no próximo domingo em todo o país.


Alteração do local habitual de voto deve ser alargada a várias freguesias de Braga

Segundo o autarca, para evitar grandes aglomerados e assegurar o distanciamento, no próximo domingo muitas juntas de freguesia podem vir deslocar o ato eleitoral para espaços de maior dimensão. A definição de todos os locais de voto deve ficar concluída esta terça-feira. 

A autarquia está em diálogo com todas as juntas de freguesia “para que em cada um dos territórios seja encontrada a melhor solução”. Sempre que possível, a votação decorrerá em edifícios mais amplos, como pavilhões.


O autarca de Braga lembra ainda que as urnas estão abertas das oito da manhã às sete da tarde e que “um excelente contributo para diminuir a carga sobre os locais de voto será diluir a presença dos eleitores ao longo do dia”. 

“Não é preciso toda a gente ir votar imediatamente antes de almoço porque é a hora mais conveniente em função da sua organização pessoal”, sugere.

Deixa-nos uma mensagem