ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Gonçalo Delgado/Global Imagens
Redação

Nacional 28.05.2022 07H00

Ricardo Rio e as saídas da Associação de Municípios: “Ganharemos mais se  trabalharmos em conjunto”

Escrito por Redação
Póvoa de Varzim pondera deixar a Associação Nacional de Municípios. Porto vai mesmo sair.
As declarações do edil bracarense.

false / 0:00

O presidente da Câmara de Braga mostra-se reticente face à possível retirada da Póvoa de Varzim da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).


O autarca poveiro, Aires Pereira, admitiu esta quinta-feira, em debate com Rui Moreira, a possibilidade de o concelho abandonar a organização, numa altura em que já é definitiva a decisão do edil portuense em dizer adeus à ANMP. Em causa, está a insatisfação dos autarcas com as negociações relativas ao processo de descentralização.


Em declarações à RUM, Ricardo Rio afirma que estas decisões podem contribuir para o enfraquecimento de “uma estrutura que, pela sua falta de intervenção durante os últimos anos, já está por si bastante enfraquecida”, defendendo que as autarquias beneficiariam se pudessem “trabalhar em conjunto”.


Apesar da sua posição, o autarca minhoto admite reconhecer uma certa “inércia” e “incapacidade de defender os interesses dos autarcas, dos municípios e dos territórios por eles representados” por parte da Associação Nacional de Municípios.


Ainda assim, Rio ressalva que a mudança na liderança da associação - que passou, a 11 de dezembro de 2021, a ser presidida por Luísa Salgueiro, da autarquia de Matosinhos - “produziu alguns efeitos”, no sentido de “recuperar o capital de confiança que perdeu ao longo dos últimos anos”.



*Por Hugo Costa

Deixa-nos uma mensagem