ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Cultura 30.10.2020 12H31

Realizadora do filme "Listen" no Ymotion

Escrito por Redacção
Presença confirmada a 7 de Novembro. O último dia do festival de cinema jovem de Famalicão.

Ana Rocha de Sousa, autora do filme "Listen", é presença confirmada no Ymotion, o Festival de Cinema Jovem promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Recorde-se que a realizadora portuguesa foi galardoada com seis prémios no Festival de Cinema de Veneza.


A realizadora irá marcar presença no evento a 7 de Novembro. Para além da exibição de uma das suas últimas curtas-metragens, Ana Rocha vai também estar à conversa com Rui Pedro Tendinha, jornalista e comissário do Ymotion, que nesse mesmo dia estará também à conversa com o actor e realizador Diogo Morgado, num tributo prestado pela organização do festival.


Do programa geral do festival, destaque para sexta-feira, dia 6, que ficará marcado pela organização da Mostra do Novíssimo Cinema Português, comissariada por Rui Pedro Tendinha e que consistirá numa conversa com as actrizes Catarina Wallenstein e Sara Barradas sobre interpretação, e pela exibição das primeiras imagens do filme “Bem Bom” com uma conversa com Tozé Brito e Eduardo Breda, um dos protagonistas do filme inspirado na história da banda portuguesa Doce.


Para a noite do próximo sábado, dia 7 de Novembro, está agendada a sessão de encerramento do festival que decorrerá no auditório do Centro de Estudos Camilianos. Para além da atribuição dos prémios, a grande final do Ymotion contará com a atribuição, pela primeira vez, do Prémio Carreira ao actor português Nuno Lopes e com a habitual homenagem do festival, que este recairá sobre actor mais “hollywoodesco” do Brasil, Rodrigo Santoro.


No total serão entregues oito prémios: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros, “Prémio Escolas Secundárias” e “Prémio Melhor Documentário”, no valor de 750 euros, “Prémio Melhor Curta de Animação”, no valor de 600 euros, “Prémio do Público”, no valor de 350 euros, e prémios para “Melhor Representação”, “Melhor Direcção de Fotografia” e “Melhor Argumento”, no valor de 250 euros.


Este ano o Ymotion atingiu o número recorde de 183 candidaturas. As 45 curtas em competição vão estar em exibição de 2 a 5 de Novembro, na Casa da Juventude de Famalicão.


Recorde-se que o júri do Ymotion é composto por Tiago R. Santos, argumentista e crítico de cinema, pela realizadora Luísa Sequeira, pelo jornalista da RTP e Antena 1, Tiago Fernando Alves, pela directora de casting Patrícia Vasconcelos, pelo jornalista do Público Samuel Silva, e pelo realizador Pedro Cabeleira, vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida da última edição do Ymotion.

Deixa-nos uma mensagem