ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Cultura 27.09.2022 07H00

Reabilitação do Museu da Imagem não avança antes do final de 2023

Escrito por Liliana Oliveira
Assunto foi levantado pelo Partido Socialista, na reunião de Câmara de Braga. Projeto de reabilitação teve que ser reformulado devido aos elevados custos que implicava.
Declarações de Ricardo Rio e Hugo Pires, sobre a reabilitação do Museu da Imagem

false / 0:00

A reabilitação do Museu da Imagem não deverá avançar antes do final de 2023.

O projeto referente à reabilitação do espaço teve que ser reformulado, devido ao elevado investimento financeiro que lhe estava associado. A informação foi avançada por Ricardo Rio, que, na reunião de Câmara desta segunda-feira respondia ao Partido Socialista.


De portas fechadas há três anos com a promessa de uma recuperação integral do edifício, a autarquia de Braga estima que, “entre projeto e concurso”, a obra não avance nos próximos meses.

“Não vamos reinventar o Museu, o que está em causa é reabilitar o edifício. Ficamos chocados quando nos apresentaram um orçamento para essa reabilitação, que serviria para construir o edifício de raiz. Não nos parecendo razoável, pedimos que o projeto fosse reformulado e está agora em execução numa versão mais contida”, justificou o autarca. Rio adiantou ainda que Braga está a trabalhar numa estratégia cultural “e o Museu da Imagem é uma referência”. “Braga é, a nível nacional, a cidade que tem um trabalho mais consistente do ponto de vista da fotografia e imagem”, finalizou.


O vereador do PS, Hugo Pires, fala em “desculpas esfarrapadas” e lamenta “que as promessas não saiam do papel”. “Um presidente tem que saber o programa que quer para o edifício e quanto quer gastar. Há uma falta de planeamento, estratégia e preparação”, criticou.

A reabilitação do Museu da Imagem, fechado há três anos, não avança antes do final de 2023, garante Ricardo Rio. O projeto inicial teve que ser reformulado, devido aos custos elevados a ele associados. A obra deverá durar cerca de um ano.

Deixa-nos uma mensagem