ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Rui Duarte Silva
Elsa Moura

Academia 06.04.2021 16H32

Quem trabalha no ensino superior não é prioritário no processo de vacinação

Escrito por Elsa Moura
Aulas presenciais regressam a 19 de abril. Está prevista uma testagem massiva, mas apesar da insistência do sindicato, não há indicação para que os profissionais sejam vacinados em listas prioritárias.

Quem trabalho em instituições de Ensino Superior vai continuar à espera para ser vacinado como qualquer outro cidadão. A garantia é deixada pelo ministro Manuel Heitor que explica, em declarações à Antena 1, que não há razão para alteração ao plano definido, tal como indicou a DGS. O Sindicato Nacional do Ensino Superior tem insistido na questão, mas a Direção Geral de Saúde entende que a situação é diferente quando comparada com as escolas.

Segundo o governante, a testagem rápida a estudantes, docentes e colaboradores já começou "em muitas instituições" e vai continuar "entre 12 e 19 de abril". "Foi a prioridade dada ao ensino superior. Sabemos que tem um nível de presença bastante diferente de outros níveis de ensino", explicou.


O ensino superior regressa ao presencial no próximo dia 19 de abril. Mariana Gaio Alves, do Sindicato Nacional do Ensino Superior não compreende a estratégia de não vacinar quem trabalha nas universidades e politécnicos. "Não compreendemos quais os critérios que justificam excluir os professores  do ensino superior da vacinação num momento em que todas as escolas de todos os níveis de ensino estão a voltar ao presencial", sublinhou. O Sindicato vai continuar a "pressionar" as diferentes entidades, garante a sindicalista ouvida pela Antena 1.


Deixa-nos uma mensagem