ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Luís Soares preside à concelhia do PS Guimarães e é deputado na Assembleia da República. Apesar de ter apoiado publicamente Joaquim Barreto nas eleições para a distrital, o candidato perdeu naquele concelho.
Elsa Moura

Regional 12.08.2020 15H05

PS. Apoiantes de Ricardo Costa querem tirar Luís Soares da concelhia de Guimarães

Escrito por Elsa Moura
Luís Soares, actual presidente da concelhia do PS Guimarães apoiou publicamente Joaquim Barreto que, apesar de vencer as eleições na distrital teve menos duzentos votos que Ricardo Costa na cidade berço.

A vitória de Joaquim Barreto nas eleições para a distrital de Braga do Partido Socialista não acalmou os ânimos internamente. Entre os apoiantes de Ricardo Costa, candidato derrotado, surge agora uma nova onda de contestação. Segundo a edição de terça-feira do jornal Público, um grupo de apoiantes do também vereador socialista na Câmara Municipal de Guimarães exige eleições na concelhia socialista vimaranense. Em causa a vitória expressiva de Ricardo Costa em Guimarães onde Luís Soares é presidente da concelhia. 

O deputado do PS na Assembleia da República manifestou o seu apoio público a Joaquim Barreto, mas nem essa nota pública permitiu que Barreto vencesse as eleições naquele concelho. Segundo fontes citadas pelo Público, os militantes vimaranenses que contribuíram para a vitória de Ricardo Costa em Guimarães consideram que Luís Soares “não tem legitimidade política substantiva” para se manter na liderança da comissão política concelhia. 


“Luís Soares apoiou uma candidatura que vai contra os interesses de Guimarães e tendo a maioria dos militantes votado em Ricardo Costa, o presidente da concelhia não tem condições para continuar à frente do órgão que vai escolher o candidato à Câmara em 2021”, declarou ainda fonte socialista àquele jornal.


No passado dia 19 de Julho, Joaquim Barreto foi reeleito presidente da Federação Distrital de Braga do PS com uma diferença de 564 votos. No concelho de Guimarães, Ricardo Costa contabilizou 607 votos e Joaquim Barreto 399. Com as eleições autárquicas à porta, os militantes que apoiam Ricardo Costa pretendem novas eleições na comissão política concelhia.


Face à notícia do Público, Ricardo Costa reagiu entretanto na sua página de Facebook sublinhando que o seu compromisso “é o PS”, e que tanto ele como os seus apoiantes “nunca deixarão que ninguém o divida (o PS), como tristemente foi feito, no passado, por esse distrito fora”.


A RUM tentou contactar Ricardo Costa e Luís Soares, mas sem sucesso até ao momento.


Em Julho passado, a lista A – Joaquim Barreto - venceu por uma diferença de 564 votos num universo de 4604 votantes, ou seja, com 56%. Joaquim Barreto somou 2584 votos, contra os 2020 do candidato da Lista B, Ricardo Costa. O mandato de Joaquim Barreto dura até 2022.

Deixa-nos uma mensagem