ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM 
Vanessa Batista

Academia 30.06.2022 20H58

Projetos da UMinho para residências entre os 51 melhores

Escrito por Vanessa Batista
Universidade do Minho está um passo mais perto de ver aprovado financiamento, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, para a requalificação dos edifícios de Santa Luzia e da antiga Fábrica Confiança.
Declarações em exclusivo à RUM do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. 

false / 0:00

A Universidade do Minho está um passo mais perto de ver aprovado o financiamento necessário para a construção de duas novas residências universitárias em Braga e Guimarães.


Esta quinta-feira, foi publicado o Relatório Síntese Preliminar de Avaliação e Seleção das Candidaturas ao programa de alojamento estudantil a custos acessíveis, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). De um total de 102 projetos, a academia minhota tem as suas propostas no top 51. Santa Luzia, em Guimarães, aparece no lugar 41 com uma classificação de 3,62 pontos, e a antiga Fábrica Confiança na posição 51 com 3,55. Eficácia, inovação e adequação da oferta à procura foram os critérios de avaliação das candidaturas.


Em reação aos resultados, o reitor Rui Vieira de Castro, declara aos microfones da Universitária, estar "otimista", visto que há uma enormíssima probabilidade de vir a receber o financiamento necessário para os projetos.


Recorde-se que a reabilitação do edifício da antiga Escola de Santa Luzia, com projeto desenvolvido pela UMinho, está orçada em 5 milhões de euros, enquanto a antiga saboaria, da responsabilidade do Município de Braga, irá necessitar de 25 milhões.


No total, o Plano de Recuperação e Resiliência tem, para a adaptação, aquisição e renovação, um orçamento de 245 milhões de euros, ao qual corresponde um total de 12.592 camas distribuídas entre nova oferta (6.283 camas) e oferta existente a reabilitar (6.309 camas). "Sem prejuízo da necessária atualização dos valores de referência à data da celebração dos contratos de financiamento, considerando que o montante de financiamento disponível para estas operações é de 249 milhões de euros, estima-se que haja disponibilidade financeira para celebrar "contratos-programa com um número muitíssimo elevado de candidaturas", pode ler-se no documento.


O responsável máximo da academia minhota espera que este dossier esteja fechado no final do mês de julho.

Rui Vieira de Castro deixa uma palavra de agradecimento às autarquias de Braga e Guimarães pelo seu compromisso e "excelente articulação". 


Recorde-se que a cidade berço transferiu a propriedade da antiga escola para a instituição de ensino superior minhota. Já pela cidade dos arcebispos, todo o processo de construção do projeto foi acompanhado de perto pelos Serviços de Ação Social, em concreto, pelo seu administrador, António Paisana. O reitor destacou ainda o trabalho do pró-reitor para as Infraestruturas, José Fernandes, que foi "essencial" na ótica do responsável.


Atualmente, a academia minhota disponibiliza 1.400 camas. Com a concretização dos dois projetos este número deverá ultrapassar as 900 entre as cidades Braga e Guimarães. No total, as duas empreitadas estão orçadas em cerca de 30 milhões de euros.



Residência do Avepark na 29ª posição.


De um total de 33 candidaturas, para a construção de novos edifícios, a Residência de Estudantes do Avepark ocupa a 29ª posição com uma classificação de 3,16 pontos. 

Deixa-nos uma mensagem