ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Nacional 27.11.2022 07H10

Preços dos combustíveis registam nova descida a rondar os cinco cêntimos

Escrito por Redação
Na segunda-feira, quando for abastecer a sua viatura deverá passar a pagar 1,651 euros por litro de gasóleo simples e 1,658 euros por litro de gasolina simples 95.

Os combustíveis vão voltar a baixar segunda-feira, 28 de novembro. O gasóleo vai descer cinco cêntimos e a gasolina 4,5 cêntimos, adianta o ECO. No espaço de um mês, o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, já desceu 32 cêntimos e a gasolina 25 cêntimos.


Assim, na segunda-feira, quando for abastecer a sua viatura deverá passar a pagar 1,651 euros por litro de gasóleo simples e 1,658 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas na última segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.


No entanto, os preços ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.


Estes valores já têm em conta a nova revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês. Assim, durante o mês de novembro, o litro de gasóleo baixa 3,8 cêntimos e da gasolina 1,4 cêntimos pela via fiscal.


Esta sexta-feira, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, sobem 1,43%, para 86,56 dólares por barril. Contudo, o brent está a caminho da terceira desvalorização semanal, devido aos receios de abrandamento da economia chinesa em virtude das novas medidas restritivas impostas para conter os novos surtos de Covid-19.


c/ECO

Deixa-nos uma mensagem